Woz U, a nova plataforma online para aprender a programar do co-fundador da Apple Steve Wozniak

Woz U.jpg

O co-fundador da Apple Steve Wozniak apresentou ontem ao mundo uma nova plataforma digital chamada de Woz U que pretende, de uma forma simples e acessível, ensinar programação, mas não só.

Segundo o próprio Woz, “o nosso objetivo é educar e treinar as pessoas em habilidades digitais “empregáveis” sem impor a elas uma dívida que levará anos para ser paga. As pessoas muitas vezes ficam com receio de escolher uma carreira no mundo da tecnologia porque acham que não conseguem fazê-lo. Eu sei que elas podem, e eu quero mostrá-las como”. Esta plataforma, apesar de ter a mão de Woz, faz parte da Southern Careers Institute, uma escola privada com vários estabelecimentos de ensino espalhados pelo Texas. 

O grande diferencial desta plataforma para outras é o facto de permitir às pessoas acesso rápido ao mercado de trabalho nesta área, sem ser demasiado dispendioso. No lançamento, será possível formar especialistas em suporte de computadores e programadores de software, sendo que cursos como data science, aplicações móveis e programas de cibersegurança irão estar disponíveis em breve.

Além do site Woz U, está também disponível na App Store americana uma app que permite fazer testes de aferição, por forma a saber qual a área mais indicada, e efetuar a pré-matrícula. Apesar de agora ser um conceito online, é esperado que num futuro próximo haja estabelecimentos físicos Woz U em mais de 30 cidades nos Estados Unidos e posteriormente no resto do mundo.