watchOS 5 traz app de Walkie-Talkie e tvOS suporte a Dobly Atmos, entre outras novidades…

Não tiveram o brilho das novidades do iOS 12 e macOS Mojave mas tanto o watchOS 5 como tvOS 12 também tiveram atualizações que vale a pena mencionar.

watchOS 5

A app Atividade foi melhorada para preencher os anéis com maior precisão e sugerir desafios personalizados para cada utilizador por forma a manter a motivação. É também possível desafiar amigos numa competição de 7 dias para ver quem se exercita mais.

Por vezes quando utilizo a app Treino, esqueço-me de terminar o exercício mas isso deixará de ser um problema no watchOS 5, pois o Apple Watch irá detetar e sugerir o começo e fim de exercícios. Por falar nesta app, há novos treinos: ioga e trilhas, assim como melhoramentos na corrida ao ar livre e mais informações sobre o ritmo do exercício.

Uma app que é totalmente nova nesta versão do watchOS - e que foi apresentada na versão original do Apple Watch, mas nunca chegou a ver a luz do dia, até agora - é o Walkie-Talkie em que o nome é bastante auto-explicativo: permite falarmos com outras pessoas como se o Apple Watch fosse um Walkie-Talkie.

O mostrador da Siri, o meu favorito e que utilizo diariamente, irá agora mostrar mais informações, tais como desporto, mapas e saúde, entre outras (de terceiros). O “Hey siri” deixa de ser necessário pronunciar para invocar a assistente virtual no relógio, apenas temos que levantar o pulso e falar. Tal como acontece no iOS 12, a Siri no Apple Watch tem agora suporte aos “Atalhos”. Adicionalmente, para comemorar o mês do Orgulho LGBT+, foi apresentado um novo mostrador e bracelete a condizerem.

As notificações no watchOS também passarão a ser empilhadas/agrupadas por app e mais interativas, com novos comandos disponíveis diretamente na Central de Notificações. O conteúdo também será mais rico uma vez que a Apple integrou o WebKit no watchOS 5, o que permite pré-visualizar algum conteúdo da web diretamente no watch. É como se fosse um “Mini Navegador Lite”.

Outra app nova e muito bem-vinda é o Podcast! Juro que não percebo o porquê da demora mas ainda bem que chegou e, claro, com sincronização total com a app do iPhone e integração com a Siri.

Por fim, a Apple agora permite personalizar a localização dos atalhos na Central de Controlo.

O watchOS 5 estará disponível para todos os utilizadores no outono e será compatível com todos os Apple Watch exceto a versão original.

tvOS 12

O suporte ao sistema de som Dobly Atmos, que direciona o som de uma forma 3D para ser o mais envolvente possível para o utilizador, é uma das principais novidades do novo tvOS. A app TV, que reune vários serviços de subscrição num só, ganhou o recurso Zero Sign-on, fazendo com que deixe de ser necessário fazer qualquer autenticação nesses serviços desde que a Apple TV esteja mesma rede que a operadora que temos contratada, o que roça a inutilidade para nós em Portugal.

O atalho para o controlo da Apple TV também aparecerá automaticamente na Central de Controlo do iPhone quando uma Apple TV é detetada. Foram adicionadas novas proteções de ecrã, com destaque para as imagens da Terra recolhidas pela Estação Espacial Internacional.

O tvOS também estará disponível para todos no outono e será compatível com a Apple TV 4ª geração e Apple TV 4K.

fontes: MacMagazine 1 e 2.