Review: Picturelife, uma nuvem exclusiva de fotos e videos

Com o fim do agosto à porta, que tal saborear uma bebida e aproveitar para tirar muitas fotos com amigos?

Puxar do iPhone e fotografar até cansar. Mais de 100 fotos num dia não é nada incomum. A pensar nisto, analisamos hoje uma aplicação que vem ajudar a armazenar e gerir todas as fotos tiradas.

Infelizmente a memória no iPhone não é ilimitada, desde 8 GBs e por aí adiante ajudam, mas podem não chegar. Hoje em dia a competição é feita em serviços na nuvem e são várias empresas que oferecem seus serviços de armazenamento de fotos em aplicações próprias. Até agora a corrida tem se realizado na capacidade gratuita de armazenamento. Mas elementos como facilidade de uso e edição tornam-se cada vez mais importantes.

A aplicação Picturelife, disponível para iPad, iPhone, Mac, PC e também Android é hoje analisada.

Quem não tem ou teve mais de 1 GB de fotos no iPhone ou iPad que levante a mão! Agora já é possível deixar esses espaço no iPhone ou iPad para outras aplicações. 
Pode apagar as fotos do iPhone e ter acesso a todas as fotos em rede através do Picturelife.
 As suas fotos (e vídeos) vão diretamente para o servidor Picturelife desde que upload automático esteja activado na aplicação e sem nunca ser necessário abri-la!.

Pode-se inclusivamente ter acesso a todas as fotos através do computador via website. As fotos no PC ou Mac também podem fazer o upload para a nuvem do Picturelife, através de um sincronizador, funciona assim como agregador de todas as fotos que temos nos vários dispositivos que usamos se assim o decidirmos. Podemos ainda importar fotos das redes sociais mais utilizadas de maneira automática, associando as nossas contas com a aplicação.

Após fazermos o upload de todas as nossas fotos, existe um separador na aplicação designado de “Memórias” e que mostra todos os dias, as fotos que foram tiradas no dia de hoje mas em outros anos. Esta funcionalidade, apesar de não crítica para a aplicação, é sem dúvida muito interessante e faz-nos reviver o passado todos os dias. Muito bom!

É ainda possível editar as fotos diretamente no Picturelife e apesar de não ser uma edição avançada, é claramente superior às que existem em nuvens atualmente. Todas as alterações de edição que fizermos numa foto, irão ser visíveis em todos os dispositivos.

De realçar que a aplicação no iPhone é mais avançada que no Android, sendo esta última bem mais simples.
 
A questão a responder sobre uso do Picturelife é saber se queremos ter várias aplicações diferentes onde colocamos elementos otimizando o seu uso ou se queremos uma aplicação como Dropbox que armazene tudo. (fotos, texto, programas)

Esta é uma boa aplicação num mundo onde hoje em dia tiramos muitas fotos e queremos guardar de modo mais permanente. Assim temos 8 GB gratuitos à nossa disposição que competem com os 3 GB oferecidos pelo Dropbox.

Vantagens:

- Sincronização em plano de fundo com consumo de rede não intensivo.-Design apelativo para o  visionamento de fotos, mesmo que em modo offline.

- 8 GB gratuitos com possibilidade de expansão via pagamento. Como comparação, hoje o iCloud tem um limite de apenas 1000 fotos que se pode armazenar.

- A organização das fotos por “Memórias” é sem dúvida “viciante”.

- Possível ainda fazer share das fotos.

- Funcionalidades de edição acima da média com os resultados a serem visíveis em todos os dispositivos

Desvantagens:

- Necessidade de maior controlo no Upload de fotos, especialmente no computador. Os utilizadores devem ter maior controlo das fotos que vão para servidor. Empresa prometeu para breve um maior controlo na escolha de pastas para fotos.

- Necessário melhorar a função inteligente de procura de fotos por temas.

- Difícil de encontrar de maneira rápida e individual os vídeos 

Downloads:

 - iPhone e iPad

 

 

 

 

 

 - Android

 

 

 

 - Sincronizador Mac

 - Sincronizador PC

 - Website: www.picturelife.com

Já utilizaram ou utilizam esta aplicação? Deixem o vosso feedback sobre a mesma em baixo nos comentários!

Boas fotos/vídeos!