Review: iMacompanion, uma porta USB frontal para o iMac

Um produto simples, uma review simples. É isto que devem esperar das próximas linhas de texto.

O iMacompanion é um dos acessórios mais básicos que existem para iMac porém, pode fazer toda a diferença para os donos destes computadores. Para mim, uma das coisas que me irrita solenemente no meu iMac é ter de conectar periféricos via USB, uma vez que estas portas encontram-se na parte de trás do computador. Enquanto o USB reversível ou o USB-C (também reversível) não se tornam a norma na indústria, é um verdadeiro jogo da roleta ligar um conector USB à porta correspondente, sem puder ver o que estamos a fazer. Claro que podemos afastar o iMac para a frente, mas convenhamos, está longe de ser prático. É isto que o iMacompanion propõe resolver.

A empresa Wiplabs teve a cortesia de nos enviar este acessório para review, que não é mais do que uma porta USB 3.0 que fica na parte da frente do Mac, ligando-se a uma das portas USB que se encontram atrás. Simples mas brilhante! O cabo que une as duas pontas USB é achatado para evitar que o pé o iMac fique em desequilíbrio, como aconteceria com um simples extensor USB com cabo arredondado. O material, apesar de ser de plástico, tem um bom acabamento que integra na perfeição com o design de alumínio do iMac. A parte de baixo do iMacompanion tem um adesivo que garante a aderência suficiente para quando desligamos periféricos, ele não vir atrás.

Uma solução deste tipo é a ideal para conectarmos dispositivos pontualmente, como pendrives ou cabo lightning, deixando assim as outras portas atrás para os dispositivos mais permanentes. Toda a experiência com o iMac torna-se mais cómoda e durante o tempo em que estive a testar, funcionou às mil maravilhas com todos os dispositivos que conectei. Mas nem tudo são rosas.

Para os mais exigentes, o acabamento em plástico será algo certamente a ter em conta, sobretudo se considerarmos o preço: são 39,99 USD, o que não é propriamente barato para uma porta USB. Só quem passa por esta experiência de ter de conectar várias vezes periféricos às portas USB do iMac é que pode achar um bom negócio. Por isso, o Kioske falou com a Wiplabs e conseguimos obter um desconto exclusivo para os nossos leitores: 20% sobre o preço de venda para quem comprar o iMacompanion até ao próximo dia 1 de outubro!

Quem estiver interessado, só precisa de aceder a http://wiplabs.com/products/imacompanion e durante a compra, colocar o código promocional “kioskepromo” para terem um ótimo e exclusivo desconto de 20% sobre este produto.

Concluindo, é um acessório indispensável para quem tem iMac, apesar do preço (que tentamos amenizar com esta promo) e do plástico ser o principal material usado. Deixo-vos com o vídeo de apresentação do iMacompanion, pela Wiplabs: