Review: Energy Sistem BT2, uma excelente opção de headphones bluetooth para o seu iDevice

Uns headphones bons são algo imprescindível para mim. Adoro ouvir música e ver vídeos, mas não gosto de 'partilhar' o que estou a ver/ouvir, e, por isso, uso os meus diariamente, às vezes 12 horas por dia.

Em 2011, comprei uns Senheiser HD201, que foram uma excelente compra. No entanto, com o passar do tempo, os headphones começaram a apresentar problemas e tive de os substituir. Queria, no entanto, entrar no mundo wireless. Queria uns headphones que tanto me servissem para usar tanto com o meu iPhone como no meu computador, e que não tivessem fios. Além disso, queria algo que tivesse boa qualidade sonora, boa construção e que durassem aproximadamente o mesmo tempo que os meus antigos headphones. Pesquisei e encontrei os Energy Sistem BT2!

Antes de mais, passo a introduzir a marca. A Energy Sistem é uma marca espanhola que fabrica diversos produtos que são, no entanto, muito conhecidos em Portugal, tais como telemóveis, tablets, headphones, entre outros e com preços bastante acessíveis. Quando vi estes headphones no website da empresa, não sabia bem o que esperar - se uma 'chinesisse' ou se algo, de facto, bom. Por isso, arrisquei e adquiri-os.

UNBOXING

Os headphones chegaram numa caixa com um aspeto bastante premium. Ao abrir, encontrei de imediato os headphones, um saco que continha um cabo micro USB, manuais e um cartão de garantia. Tudo muito bem organizado e  de forma elegante.

PRIMEIRA IMPRESSÃO

A primeira coisa que reparei é que os headphones são dobráveis, para facilitar o transporte. Parecem-me bastante robustos, e ao dobrar não parece de maneira nenhuma que se vão partir, ao contrário dos Beats.

Depois reparei que no auscultador direito existem vários botões com diversas funções. A Energy Sistem chama-lhes o 'Control Talk'. Em cima, existem dois botões para avançar ou retomar músicas. Em baixo, dois botões para controlar o volume. No meio, um botão multi-função, que serve para pausar, reproduzir, atender chamadas e ligar ou desligar os headphones. Para além disso, nesta secção, existe um microfone, que é claro e preciso.

CONSTRUÇÃO

Os headphones são de plástico, excepto a 'espinha' interior, que é de metal. Apesar de serem de plástico, parecem aguentar qualquer tipo de danos, sobretudo riscos. Em cima, existe uma parte em borracha/silicone, que faz fricção na sua cabeça e os 'segura'. Considero o design razoável - não muito bonito nem muito feio. Preferia que houvesse uma versão em que a borracha fosse preta, como o resto da estrutura, mas o azul não está mal de todo. Existe também uma versão em rosa...

IMG_0715.JPG

UTILIZAÇÃO

Os headphones são on-ear, e são bastante confortáveis, mesmo após várias horas de utilização seguidas. No entanto, se tiver óculos, eles podem criar algum desconforto após 1h30/2 horas de utilização.

Os headphones são unicamente operacionais através de Bluetooth. Ao conectá-los ao meu iPhone 5, reparei que existe algum atraso. Quando se ouve música, não é notável, mas quando vemos vídeos, torna-se um pouco desagradável. Experimentei noutros dispositivos da Apple, nomeadamente num iPhone 5s e no 6 e isto não aconteceu, portanto, creio que seja algo comum aos iPhones 5, visto que outros utilizadores, ainda que com outros headphones, tiveram o mesmo problema. Já no meu Mac, não há atraso nenhum e até parece que está ligado por fio. É incrível!

QUALIDADE SONORA

Em termos de qualidade de som, os headphones são muito bons. Ouve-se tudo clara e detalhadamente. Os baixos, por vezes, são um pouco altos de mais, bem ao estilo dos Beats. É bom quando se ouve, por exemplo, música eletrónica, mas quando escutamos algo como Muse ou Bon Jovi, o som do baixo 'abafa' todos os outros, o que torna um pouco incomodativo. Considero, no entanto, a qualidade de som incrivelmente boa, considerando o preço do produto.

AUTONOMIA DA BATERIA

A bateria é excelente. E quando digo excelente, é fenomenal, mesmo. A Energy Sistem diz que dura cerca de 10 horas de reprodução contínua, mas na minha utilização, eles aguentaram cerca de 12-13 horas, sempre ligados ao meu Mac. Para carregar, eles demoraram pouco mais de 1h30 a carregar totalmente com o carregador de iPad (12w).

PREÇO E GARANTIA

A Energy Sistem vende estes headphones por apenas €29,90 - preço que pode baixar caso siga as redes sociais da empresa. Chegaram dois dias após tê-los adquirido, e só paguei apenas €2 pelo envio. A empresa oferece 3 anos de garantia (na União Europeia), pelo que pode ficar descansado caso eles comecem a apresentar qualquer tipo de problema.

VEREDICTO FINAL

Estes headphones são fantásticos para quem entrar no mundo wireless e quer usá-los tanto no computador como no telemóvel. Apresentam boa qualidade de som, design e qualidade de construção razoáveis. A relação qualidade-preço é fenomenal, e por isso recomendo a quem quer um bom par de headphones Bluetooth sem gastar muito. Pode comprá-los aqui.

O BOM

  • Bom design
  • Qualidade de som
  • Dobráveis
  • Controlos e microfone integrados
  • 3 anos de garantia
  • Preço
  • Robusteza
  • Bluetooth
  • Autonomia de bateria fenomenal
    • Qualidade-preço excecional

O MAU

  • Algum atraso em certos dispositivos
  • Uso exclusivo através de Bluetooth (ausência de entrada de cabo auxial)
  • Poucas opções de cores disponíveis (apenas azul e rosa)
  • Desconfortáveis ao fim de algum tempo, em algumas situações

NOTA FINAL


★★★★☆