iTip: Criar Pen de instalação do OS X Yosemite

Já alguma vez quiseste dar um ‘’novo começo’’ ao teu Mac? Ou ter uma uma Pen de segurança caso aconteça alguma coisa ao teu Mac? Então esta dica é para ti!

Para isso vamos precisar de uma Pen que deverá ter pelo menos 8GB de capacidade. Depois disso temos que:

1. Baixar o OS X Yosemite da Mac App Store.

Quando o download tiver terminado, irá abrir automaticamente o menu de configuração e que devemos fechar imediatamente!

2. Formatar a Pen em modo ‘’Partição GUID’’.

Para tal devemos seguir os seguintes passos:

     1) Inserirmos a Pen pretendida

     2) Abrir o ‘’Utilitário de Discos’’

     3) Selecionar o dispositivo USB em questão e em ‘’Particionar’’, no “Esquema de Partição” selecionar “1 partição” em vez de “Atual”.

     4) Alterar o nome da Pen para Untitled.

     5) Em ‘’Opções’’, clicar em ‘’Partição GUID’’.

Por fim devemos confirmar que o tipo de formatação selecionado é ‘’Mac OS Expandido (com journaling)’’. Após todas estas configurações, podemos clicar em ‘’Aplicar’’ e "Particionar".

3. Copiar o ficheiro de instalação do OS X para a Pen

A cópia do ficheiro de instalação para a Pen faz-se através do terminal de comandos. Para isso, abrimos o terminal e inserirmos o seguinte comando, sem aspas: 

‘’sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Untitled --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app —nointeraction''

4. Inserir a palavra chave

Durante o processo irá ser pedida a palavra chave do Mac, escreva-a e clique Enter. Não se espante de não aparecer aquelas bolinhas correspondentes a cada caracter da palavra chave, no terminal isso não irá acontecer.

5.  Agora basta esperar algum tempo

No final do processo (indicado pela mensagem no terminal de “Done”), retire o dispositivo USB com segurança.

E pronto, já tem uma Pen com o OS X Yosemite para o caso de algo no Mac correr mal ou se apenas quiser fazer uma instalação limpa do SO. Para avançar para este último caso, consultem este artigo do Kioske!

Se por acaso a tua máquina não suportar o OS X Yosemite, contacta-nos que iremos dar-te os passos a seguir para criar a Pen para esse software.

Espero que esta dica vos seja útil e vos ajude como me ajudou!

 

Outras iTips