As novidades que a Apple não falou no evento

Ontem foi um grande dia para a Apple. A empresa de Cupertino apresentou em cerca de 2 horas updates em 4 linhas de produtos: Watch, iPad, Apple TV e iPhone. Para tornar este artigo mais simples, vou separa-lo em categorias e falar-vos daquilo que a Apple mudou, mas não referiu no evento.

 

Watch

A Apple, no evento, introduziu 3 novas opções do Watch: na coleção Watch Sport, as cores Gold e Rose Gold, e na coleção Watch, a versão Space Black com a pulseira desportiva. Com esta última opção, a pulseira de elos Space Black passou a ser vendida em separado e o Watch (normal) que era vendido com a pulseira desportiva preta deixou de ser comercializado.

A Apple introduziu novas pulseiras, as da Hermes (que têm preços alienígenas [a mais ‘’barata’’ custa 1100$]), uma pulseira com fecho clássico castanha e novas cores das pulseiras desportivas (temos agora 17 opções). A pulseira com fecho clássico preta foi também atualizada, antigamente ela era preta por dentro e agora é castanha. 

iPad

Hoje foi um ‘’grande’’ dia para o iPad. A Apple apresentou o iPad Pro e o iPad mini 4. Com estas atualizações, a apple deixou de vender o iPad mini 3 e o iPad 2. Sendo assim, a linha de tablets da Apple conta com 5 versões: o iPad Pro, o iPad Air 2, o iPad Air, o iPad mini 4 e o iPad mini 2.

Foram também atualizadas a linha de Smart Covers e Smart Cases. Agora existem em 3 tamanhos. Foi introduzido um novo tipo de capa para o iPad mini 4, a ‘’iPad mini 4 Silicone Case’’.

 

Apple TV

Finalmente a set-top box da Apple foi atualizada. A nova geração conta com 2GB  de RAM e dois modelos: um de 32GB e um de 64GB. Apesar da capacidade, as aplicações estarão limitadas a um tamanho de 200MB cada uma. Isto significa que os programadores vão ter uma dor de cabeça a reprogramar as suas aplicações para que possam ser aceites na ‘’TV App Store’’.

 

iPhone

Quem quiser um iPhone dourado, vai ter de optar por um dos novos modelos. A Apple descontinuou os iPhones 5s, 6 e 6 Plus na cor dourada. Outro modelo que também foi descontinuado foi o iPhone 5c, portanto, o iPhone 5s passa a ser o modelo de entrada. Algo que a Apple não referiu foi como o Alumínio série 7000 afeta o peso do iPhone, os novos modelos são mais pesados cerca de 11% em relação às versões anteriores. Graças ao novo material, e à adição do 3D Touch, os novos iPhone são mais grossos 0.2mm, algo quase imperceptível.

iPhone-6s-Tech-Specs.jpg

Na parte traseira dos iPhones 6s e 6s Plus a Apple agora tem um símbolo com o ‘’s’’, por baixo do ‘’iPhone’’, algo para distinguir os novos modelos. 

 

Sistemas Operativos

A Apple disponibilizou ontem para os programadores a versão Golden Master do iOS 9, um gênero de versão final mas que ainda pode estar sujeito a alterações. Foi também disponibilizada a primeira versão beta do iOS 9.1 para os programadores, e pelo que parece os Emojis são um dos pontos fortes deste update! E o OS X El Capitan? Será que a Apple se esqueceu dele? Bem, ela não anunciou oficialmente, mas quando o Craig faz a Demo do 3D Touch, é possível ver no e-mail do Phil, que ele abre, que o sistema operativo dos Macs será disponibilizado no dia 30 de setembro. É claro que não é totalmente oficial, mas sejamos sinceros, a Apple não iria deixar fugir uma informação destas numa apresentação pois não?

Por último, e apesar de ter sido comentado no evento, algo ainda digno de nota é o ‘’iPhone Upgrade Program’’, que seria muito interessante se chegasse a Portugal. A ideia é dar acesso aos utilizadores dos últimos iPhones, através do pagamento de uma mensalidade (cerca de 30€/mês). Para já só está disponível nos Estados Unidos mas a Apple disse que a tendência é expandir a outros países.

Caso não tenham a oportunidade de ter visto o evento, confiram o resumo que o Kioske preparou para vocês aqui. 

E vocês o que acharam da apresentação? Gostaram? O que gostavam de ter visto? Deixem as vossas respostas e opiniões nos comentários.