O que esperar do Evento Especial da Apple de 9 de setembro?

A pouco mais de uma semana para o tão aguardado evento da Apple, é importante fazer um resumo do que devemos esperar deste evento, até porque promete revolucionar o mundo... mais uma vez.

A Apple deverá começar por falar de algumas estatísticas sobre a empresa, como é habitual, para depois anunciar a data de lançamento da versão final do iOS 8, apresentando algumas aplicações e/ou jogos que tiram partido das novas funcionalidades deste sistema operativo.

Depois Phil Schiller deverá subir ao palco para apresentar o novo iPhone 6 (que na prática será a oitava geração deste dispositivo e a nona versão do mesmo), completamente redesenhado, maior e mais potente.

iphone61.jpg

A versão com um ecrã de 4,7’’ deverá ser anunciada, sendo que os rumores indicam um adiamento da apresentação da versão maior de 5,5’’. A resolução dos ecrãs ainda é uma incógnita, com rumores a apontarem resoluções diferentes mas uma coisa parece certa, será superior à do atual iPhone 5s. O ecrã deverá ser feito de safira ou por uma mistura de vidro com safira, aumentando assim a resistência ao choque e riscos desta peça. A tecnologia NFC (Near Field Communication) parece ser uma novidade certa, sendo também esperado que com este recurso seja apresentado uma nova plataforma de pagamento móvel.

O design é talvez das novidades menos consensuais no mundo dos rumores. Existem 2 grandes dúvidas sobre isto, nomeadamente no painel traseiro. Há imagens de um painel com bandas bem marcadas da antena, num tom mais claro que do resto do iPhone e outras imagens com um design mais próximo do atual iPhone 5s.

Na verdade, não deverá ser nem um, nem outro. Aliás, segundo um a Feld & Volk, deverá ser algo parecido com o design das bandas de antena mas estas deverão ter um tom de cor muito próximo ao do resto do iPhone, passando assim mais discretas. Menos mal, digo eu.

Em termos de performance, a Apple deverá equipar o iPhone 6 com um processador A8 bem mais potente que o seu antecessor mas deverá manter a memória RAM de 1GB. A câmara é mais um dos pontos incoerente nos rumores. Uns apontam para os mesmos 8 MP enquanto que há rumores a apostar numa câmara com 13 MP. Em termo de design, esta deverá destacar-se do iPhone literalmente, ou seja, a lente deverá ter uma ligeira saliência acima do chassis do dispositivo. Para mim, isto é indicativo que um upgrade substancial na performance da câmara, não tendo a certeza que isso se traduzirá em MP ou outra mais valia.

A bateria deverá ser igualmente alvo de um upgrade como é normal num dispositivo que é atualizado para um tamanho maior. Mais uma vez, os rumores variam muito em termos da autonomia que esta terá.

É ainda esperado que, à semelhança do que aconteceu o ano passado com o novo Mac Pro, seja levantado o véu sobre um novo produto, o tal “vestível” da Apple que muitos designam de iWatch. No entanto este produto não deverá chegar ao mercado antes de 2015.

Não é esperado mais nenhuma novidade, além das mencionadas, em termos de produtos. No entanto, não seria de surpreender se a Apple atualizasse, por exemplo, a Apple TV ou a linha de iPods, algo que já não acontece há algum tempo.

Apesar da ansiedade ser crescente, o tempo para o evento diminui e a 9 de setembro todas estas dúvidas serão desfeitas, esperemos nós!