Novo beta do iOS 11.3 apresenta o aguardado recurso “Estado da Bateria”

Tal como prometido pela Apple, a segunda versão beta do iOS 11.3 - lançado recentemente para programadores - traz finalmente um novo recurso designado “Estado da Bateria”, que permite ao utilizador ter uma perceção real do estado em que a bateria se encontra e de que forma isso está a afetar o desempenho.

A par do lançamento do novo beta do iOS 11.3, a Apple atualizou este documento de suporte onde, além de explicar a relação entre a bateria e o desempenho do iPhone, passa a mencionar igualmente o funcionamento deste novo menu, que se encontra acessível nas “Definições->Bateria->Estado da Bateria”.

Segundo a Apple, o iOS 11.3 irá “avaliar periodicamente o nível de gestão do desempenho necessário para evitar que o dispositivo encerre inesperadamente”, por forma a perceber se o estado da bateria consegue suportar ou não os picos de energia que o sistema requer.

Curioso notar que o impacto da gestão do desempenho nos iPhones 8, 8 Plus e X será menos óbvio por estes utilizarem “hardware e software mais avançados que lhes permitem efetuar uma estimativa mais precisa da energia necessária e da capacidade da bateria para maximizar o desempenho geral do sistema”. Ou seja estes dispositivos conseguem saber com mais precisão o estado atual da bateria e a quantidade de energia que o sistema requer em cada momento, pelo que o tal “desligamento inesperado” deverá ser um acontecimento raro, o que não invalida que mais cedo ou mais tarde tenhamos que substituir a bateria destes dispositivos.

Falando propriamente do recurso “Estado da Bateria”, este menu apresenta-nos duas informações.

“Capacidade máxima da bateria”: Mede em percentagem a capacidade atual da bateria reter carga quando em comparação ao seu estado inicial (quando era nova). Uma bateria nova ou muito recente deverá apresentar uma capacidade de 100% e à medida que forem efetuados ciclos completos de carregamento, esta percentagem deve diminuir. A Apple estima que após 500 ciclos, a capacidade de uma bateria normal deverá rondar os 80% em relação ao estado inicial.

Esta degradação irá afetar precisamente a segunda informação que este menu nos revela: “Capacidade de desempenho máximo”. Este item poderá apresentar uma das seguintes informações:

ios11-iphone6-settings-battery-health-normal.jpg

“A bateria está a conseguir fornecer energia para o desempenho máximo normal”

Indica que o estado atual da bateria é capaz de suportar os tais picos de desempenho e, por isso, as funcionalidades de gestão do desempenho estão desativadas.

ios11-iphone6-settings-battery-health-performance-management-applied.jpg

“Este iPhone desligou-se inesperadamente porque a bateria não teve capacidade para fornecer o pico de energia necessário. Foi ativada a gestão de desempenho para ajudar a evitar que esta situação se repita”

Esta mensagem indica que, por ter ocorrido um desligamento inesperado, a gestão de desempenho foi ativada. Além disso, e como Tim Cook nos tinha dito, temos ainda de seguida uma opção para desativar esta função. Porém, se ocorrer um novo desligamento inesperado, a gestão de desempenho voltará a ser ativada automaticamente

“Este iPhone desligou-se inesperadamente porque a bateria não teve capacidade para fornecer o pico de energia necessário. É possível que tenha desativado manualmente as proteções proporcionadas pela gestão de desempenho”

Quando ocorre um desligamento inesperado na sequência de termos desativado a gestão de desempenho manualmente, aparecerá esta mensagem. Se acontecer novamente, a gestão de desempenho será reativada.

ios11-iphone6-settings-battery-health-performance-management-disabled-significant-degrade.jpg

“O estado da bateria está consideravelmente degradado. Para recuperar o desempenho e capacidades normais, a bateria deve ser substituída por um fornecedor de serviços Apple autorizado. Mais acerca das opções de serviço…”

Quando a bateria encontra-se bastante degradada, será apresentada esta mensagem e a gestão de desempenho é ativada. Apesar de não existir um problema de segurança com estes níveis de degradação, a Apple indica que podem ocorrer “problemas mais graves ao nível do desempenho e da bateria”, pelo que a melhor solução é substituir a bateria assim que possível.

ios11-iphone6-settings-battery-health-undetermined.jpg

“Este iPhone não conseguiu determinar o estado da bateria. A manutenção da bateria deve ser efetuada por um fornecedor de serviços Apple autorizado. Mais acerca das opções de serviço…”

Em situações onde a bateria poderá estar mal instalada ou existir uma peça relacionada com a bateria que seja desconhecida, será apresentada esta mensagem.

Espero que este artigo vos ajude a interpretar a nova funcionalidade do iOS 11.3, que deverá chegar ao público em geral durante a primavera deste ano.