NFC “fechado” poderá ser coisa do passado com a chegada do iOS 12

 imagem via macobserver.com

imagem via macobserver.com

Segundo rumores vindos do site The Information, o iOS 12 poderá abrir mais um pouco aquela “porta” do NFC que a Apple insiste em manter bem fechada (para apenas do Apple Pay), se bem que no iOS 11 - e mantendo a analogia da porta - a Apple já tinha dado uma pequena volta à “tranca” dessa mesma porta, concedendo aos programadores acesso à leitura de tags do próprio chip NFC.

Porém, parece que agora com o iOS 12 é que a coisa vai ficar séria, com o site a mencionar a possibilidade dos iPhones com NFC (e presumivelmente Apple Watches, que também têm NFC) servirem como chave para abrir portas de carros ou quartos de hotéis. Alguns empregados da Apple já estariam inclusivamente a testar esta tecnologia dentro do Apple Park para abrir portas, segundo o rumor, que cita também a hipótese de virmos a poder usar iPhones para pagar nos transportes públicos.

Em Portugal, esta última ideia já está a ser desenvolvida e utilizada por alguns operadores, como a Otlis e a Via Verde, em que a tecnologia utilizada é sobretudo o Bluetooth de baixa energia e códigos QR, fazendo com que a solução seja mais global (smartphones Android e iOS) do que aquela que a Apple venha a implementar. Ainda assim, estaremos cá para ver as novidades do iOS 12!