MacBook Air poderá ser (finalmente) atualizado este ano

O nosso conhecido analista Ming-Chi Kuo partilhou uma nota com os investidores onde fala da possibilidade da Apple atualizar o seu MacBook “esquecido”, mais conhecido como Air.

Digo “esquecido” porque é o portátil da Apple que tem recebido menos novidades nos últimos anos, deixando o MacBook de 12 polegadas e o MacBook Pro como principais protagonistas desta linha de dispositivos.

Mas segundo Kuo, a Maçã estará a planear lançar no próximo trimestre um MacBook Air com melhor processador e gráficos, ecrã retina e mais opções de armazenamento - atualmente não existe, por exemplo, uma versão com mais de 256GB. Além disso, o preço também deverá descer.

Dito isto, e apesar do Kuo ter um excelente histórico, é com algum cepticismo que vejo esta notícia por vários motivos. Primeiro, não me parece que a Apple queira melhorar o Air ao ponto de este ficar muito semelhante, internamente, ao MacBook de 12 polegadas, com o diferencial ser apenas o tamanho de ecrã. Segundo, não estou a ver a Apple baixar o preço de um computador que já é a opção de entrada de Macs portáteis. E por último, penso que faz mais sentido, como já tenho dito várias vezes, que o MacBook 12’’ assuma o lugar do MacBook Air como Mac de entrada e que este último seja ou descontinuado, ou integrado à linha “MacBook”, passando a haver 2 tamanhos de ecrã - se bem que para mim, basta apenas haver o de 12 polegadas…

E vocês, acham provável que a Apple atualize o seu bom e velho Air?