iTip: Coloque as suas músicas favoritas como toque do seu iPhone

Quem é que não se lembra daqueles telemóveis em que podíamos escolher os toques das chamada? Podia ser qualquer música que nós quisemos, pois não estávamos limitados aos toques que as fabricantes (e isto quer dizer Apple) dos dias de hoje nos impõem. Hoje em dia todos temos de usar toques que toda a gente têm. 

Mas porque é que não podemos colocar um toque à nossa escolha num iPhone? Bem, podemos, mas para isso temos de fazer o download de toques de terceiros a partir da iTunes Store no nosso iPhone, o que se paga, e bem pago, são 1,29€ por uma ‘’música’’ de 30 segundos. 

Mas existe um método bem simples que nos permite criar um toque a partir de qualquer música que tenhamos na nossa biblioteca do iTunes. E é isso que o Kioske vos vai ensinar a fazer hoje.

1º passo

No iTunes, devem de escolher uma música que tenham na vossa biblioteca. Pode ser qualquer uma, pois vamos encurtá-la para 30 segundos de duração. Neste caso utilizamos a música ‘’Freedom’’ do Pharrel Williams.

2º passo

Clicar com o lado direito do rato em cima da música, escolher "Informações" e de seguida em ‘’Opções’’. Nesta aba vai encontrar ‘’Inicio’’ e ‘’Fim’’, devem de selecionar ambas e colocar em cada uma delas, respetivamente’’ o tempo em que querem que inicie o toque e que acabe. Provavelmente vão ter de escutar a música algumas vezes antes de colocar isto corretamente. Depois é só clicar no ‘’OK’’.

3º passo

Agora vamos criar uma versão da música em formato .AAC. Basta clicar com o lado direito do rato na música e clicar em ‘’Criar versão AAC’’.

Como já temos a versão da música em AAC, podemos voltar a pôr a versão "normal" da música sem o limite de início e fim que definimos anteriormente.

4ºPasso

Arrastamos a música com 30 segundo para a ‘’Secretária’’ e alterarmos a extensão de .m4a para .m4r. Deverá de aparecer um aviso no ecrã, devem de clicar em ‘’Usar .m4r’’

5º passo

No iTunes, devemos escolher a opção ‘’Toques’’ e arrastamos a música que temos na ‘’Secretária’’ para essa secção.

Screen Shot 2015-08-14 at 02.20.09.png

Se isto não funcionar, ou seja, se arrastarem e a música não ficar na lista de toques do iTunes como suposto, eliminem o ficheiro AAC do iTunes e abram (clicar duas vezes) o ficheiro .m4r que está na vossa "Secretária" para que o iTunes comece a reproduzir. Se repararem, o iTunes coloca-o diretamente na lista de toques!

6º passo

Conectar o iPhone ao Mac ou PC, aceder ao menu de sincronização do iPhone e clicar na opção ‘’Toques’’

Depois selecionar a opção ‘’Sincronizar toques’’ e ‘’Sincronizar’’. A sincronização com o iPhone deve de iniciar.

7º passo

Depois do iPhone estar completamente sincronizado, devemos de aceder às definições de som para colocarmos o toque recém criado. Para tal devemos de aceder a Definições -> Sons -> Toque -> Selecionar toque que criaram.

Pronto, o processo está terminado! Agora já podem ter os toques que desejam no vosso iPhone, podendo inclusivamente atribuir uma música diferente a cada um dos vossos contactos.

Gostaram desta dica? Qual vai ser a música que irão usar para o vosso primeiro toque? Não se esqueçam de a partilhar para que os vossos amigos também possam colocar uma música especial para vocês!