iTip (da Apple): Como evitar cair em esquemas de phishing relacionados com a Apple

 créditos da imagem: echoboomer.pt

créditos da imagem: echoboomer.pt

De certeza que 99% dos nossos leitores já recebeu, pelo menos uma vez, um e-mail que aparentemente é remetido pela Apple mas que nos deixa com o pé atrás em relação à sua autenticidade, seja porque o remetente é “esquisito” ou porque, sem motivo aparente, pedem informações pessoais.

Pois bem, a estas tentativas de extrair do utilizador informações sensíveis sobre o mesmo, via e-mail, chama-se de phishing e os utilizadores da Apple são sem dúvida uns dos alvos mais apetecíveis destes golpistas.

Foi com isto em mente que a Apple criou há uns tempos um artigo de suporte, onde explica a melhor forma de identificar se um e-mail que supostamente a empresa terá enviado é phishing ou não, e que foi atualizado recentemente. Apresentamos de seguida alguns exemplos de phishing relacionados com a Apple:

A Apple explica nesse documento que, caso tenhamos dúvidas relativamente à autenticidade de um e-mail enviado - supostamente - pela empresa, podemos verificar alguns itens que nos irão ajudar a confirmar se a mensagem foi de facto enviada pela Apple. Um desses itens é, no caso de compras na App Store, iTunes Store, iBooks Store ou Apple Music, a morada de faturação, algo que é muito pouco provável que malfeitores tenham em sua posse e que, por defeito, vem sempre mencionado nos e-mails genuínos da Apple.

A Apple também esclarece que, em e-mails de compras numa destas lojas/serviços, nunca é solicitado dados como nº contribuinte, nome do meio da mãe, número de cartão de crédito ou ou código de segurança (CCV) do mesmo.

Se por ventura receber um e-mail a pedir para atualizar as suas informações de pagamento/faturação, deverá faze-lo diretamente nas Definições do vosso dispositivo Apple ou via iTunes / App Store. Além disso, a Apple disponibiliza também o endereço reportphishing@apple.com onde podemos reportar e-mails suspeitos que tenhamos recebido.

Por último, e mais importante, caso ache que tenha dado as suas informações de pagamento para um esquema destes, altere de imediato a sua senha!