iTip: Como verificar o estado da bateria do iPhone

O site francês iGen publicou um artigo muito interessante que nos ensina diferentes maneiras de verificarmos o estado da bateria dos nossos dispositivos iOS, como o iPhone, o que poderá revelar-se de muito útil dado a recente polémica da Apple estar a reduzir a performance em dispositivos com bateria bastante degradadas.

O artigo começa, e bem, por informar que não vale a pena procurar aplicações na App Store para este efeito, uma vez que desde o iOS 10 que a Apple limita o acesso a esse tipo de informação por aplicações de terceiros. 

Porém, se conectarmos o iPhone a um Mac por cabo, já é possível ter acesso a uma série de informação útil sobre a bateria. Podemos aceder a essa informação de duas maneiras:

  • Via aplicação nativa do Mac “Consola”, pesquisando no iPhone o termo “batteryhealth”. Por aqui, o mais relevante é mesmo a “avaliação” que se encontra à frente do termo que pesquisamos e que no caso do meu iPhone X, é “Good”. Atenção que pode demorar alguns minutos até que esta informação aparece após a pesquisa.
  • Via a aplicação gratuita coconutBattery, que tipicamente é usada para saber mais sobre a bateria do próprio Mac mas que também permite ao utilizador, com um iPhone conectado, saber uma série de informações sobre a bateria do dispositivo, tais como a capacidade atual da bateria quando completamente carregada, o número de ciclos e temperatura, entre outros. Infelizmente esta app não funciona de forma fiável se o dispositivo já tiver sido alguma vez restaurado, uma vez que a informação a que acede no dispositivo não fica em memória após o restauro. Como o meu iPhone X é novo, usei a app também com um iPhone 4s de uma colega onde já é possível ver algum nível de degradação.

Por último, desde o iOS 11.3 - conforme mencionado neste artigo - que a Apple clarificou bastante informação sobre a bateria dos dispositivos iOS, como por exemplo a informação de saúde de bateria. Basta aceder a Definições -> Bateria -> Estado da Bateria.

Se por acaso verificarem a bateria do vosso iPhone utilizando algum dos métodos descritos acima, não deixem de partilhar o vosso feedback connosco nos comentários em baixo!