iTip: Como tornar qualquer iPhone (lightning) compatível com carregamento sem fios

carregamento sem fios qualquer iPhone.jpg

Com a apresentação dos novos iPhones 8, 8 Plus e X, espera-se agora que o mercado adote em massa a norma Qi de carregamento “sem fios”, algo que já existe há alguns anos em dispositivos Android mas que só agora chega aos iPhones.

Porém, nem toda a gente vai atualizar o seu iDevice e poder usufruir desta tecnologia por isso, caso queira ter esta tecnologia no seu atual iPhone, desde que tenha entrada Lightning, temos boas notícias: é possível!

Fiz isto recentemente no meu iPhone 7 Plus e funciona na perfeição. Apenas precisam, claro, de uma base com suporte a carregamento “sem fios” Qi e um recetor Qi para o vosso iPhone. Este recetor é extremamente fino e fica permanentemente ligado à vossa porta Lightning mas podem desligá-lo a qualquer momento. Como ainda é algo de dimensões generosas, só se torna prático colocarem este recetor no vosso iPhone se utilizam uma capa - com espessura máxima de 3mm - por forma a disfarçar o acessório.

Existem várias alternativas no mercado mas esta foi a que eu escolhi e que, até agora, tem funcionado sem problemas:

Já em termos de bases para carregamento, também o que não falta por aí são alternativas. A Apple inclusivamente apresentou duas dessas, em parceria com a Belkin e a Mophie, mas o preço de 65€ é, a meu ver, pouco convidativo. 

Por isso voltei-me novamente para a Amazon e acabei por escolher esta base como alternativa, bem mais em conta:

Além do preço, esta base tem também como ponto positivo o facto de suportar carregamento “sem fios” rápido e “debitar” 10W de potência de carregamento, em vez dos 7,5W da Belkin e Mophie, o que a torna mais future proof. Com isto em mente, aproveitei e comprei também um adaptador de corrente quick charge 3.0 por forma a poder vir tirar partido do carregamento “sem fios” rápido da base e que deixo também aqui o link:

Com este setup, tenho tido carregamento “sem fios” no meu iPhone 7 Plus e posso dizer que estou satisfeito mas a aposta numa base mais potente e adaptador de corrente quick charge foi já a pensar no meu futuro iPhone X. Outra coisa importante a ter em mente é o tempo que demora a carregar. No caso do iPhone 7 Plus, em 30 minutos carregou cerca de 14%, o que é perfeitamente aceitável para mim que só irei utilizar este tipo de carregamento durante a noite enquanto estou a dormir. Se precisarem de “sumo” rapidamente, então o melhor é mesmo carregarem o vosso iPhone por cabo e com pelo menos um adaptador de corrente USB de 10W (5V e 2A). Neste casso, consigo pelo menos 36% em 30 minutos no 7 Plus. Apesar de não ter sido este que testei, deixo-vos também um link de um adaptador destes, com bom feedback na Amazon, que até tem 2 portas USB, sendo uma delas de 5V/2,4A:

Fica então a dica, ou iTip, que pode ser aproveitada por quem quer adaptar o seu iPhone atual ou está a pensar em comprar um iPhone 8/X. Aproveitem!