iTip: Como preparar o seu Mac para ser vendido

Os novos MacBook Pros estão quase a ser apresentados, e para suavizar os custos de um computador tão caro, muitos utilizadores optam por vender o seu dispositivo antigo.

Após termos feito um guia de venda de iPhones, criámos agora um novo guia que ajuda-o a preparar o seu Mac antes de vendê-lo, não só para que não restem vestígios de informações suas mas também para que obtenha um maior valor pelo seu computador.

 

1. Backup Time Machine

A primeira (e talvez mais importante) coisa a fazer é fazer um backup de todos os dados no seu computador. Existem várias maneiras de fazer isto, mas a mais fácil é sem dúvida através do Time Machine, aplicação que simplifica muito todo o processo de backup e que vem por defeito no seu Mac.

Caso já tenha o Time Machine ativo, não terá de fazer nada — certifique-se apenas que os backups estão feitos e, em caso de dúvida, efetue um último backup.

Caso contrário, irá necessitar de um disco externo com alguma capacidade (recomendo no mínimo 500GB). Ligue o disco externo ao seu Mac e aparecerá uma mensagem que lhe perguntará se quer usar o disco para o Time Machine. Basta selecionar “Sim” (tenha em conta que o disco externo será formatado) e automaticamente começará o backup de todos os ficheiros no computador. Quando este estiver concluído, receberá uma notificação e poderá passar ao passo seguinte.

 

2. Termine a sessão no iTunes

Caso tenha a sua conta ligada no iTunes do seu Mac, deverá terminar sessão. Para isso, abra o iTunes, selecione ‘Conta’, seguido de ‘Autorizações’ e ‘Desautorizar este computador…’. Quando for pedido, deverá introduzir o seu Apple ID e a palavra-passe correspondente.

 

3. Termine a sessão no iCloud

Se usa qualquer serviço do iCloud deverá também terminar a sessão no seu computador. Para isso, abra as preferências do sistema, selecione iCloud e desative primeiro o ‘Encontrar o Mac’ (caso esteja ativo) e só depois poderá clicar em ‘Terminar sessão’.

 

4. Termine a sessão no iMessage

Por último, deverá terminar a sessão no iMessage. Para isso, abra as Mensagens, clique em Ficheiro > Preferências > Contas, selecione a sua conta e termine a sessão.

 

5. Formate o seu Mac

Está agora na hora de formatar o seu computador!  

5.1 Reinicie o computador

Para isso, pasta reiniciar o computador, e assim que ouvir o som de iniciação, pressione ao mesmo tempo as teclas Opção, Comando e R. Solte as teclas quando aparecer o logotipo da Apple. 

5.2 Apague o disco

De seguida, quando a janela de Utilitários do OS X aparecer, deverá selecionar a opção “Utilitário de Discos”. Deverá depois selecionar o seu disco rígido e clicar em Apagar. Depois, no menu pop-up, selecione o formato OS X expandido (com registo). Clique em apagar e quando o processo estiver terminado saia do Utilitário de discos.

5.3 Instalar o OS X

Por último, no menu dos Utilitários do OS X, selecione a opção “Voltar a instalar o OS X”. Aguarde pela instalação.

5.4 Passos finais

Quando a instalação terminar, o Mac irá reiniciar e mostrará o assistente de configuração. Deverá pressionar CMD + Q e depois deverá clicar em Desligar. Assim, o novo dono poderá configurar o seu Mac com a sua conta e as suas informações.

 

6. Limpe o seu Mac

Limpe bem o seu computador, para tirar fotografias para o seu anúncio e causar a melhor impressão possível no novo dono. Limpe o ecrã com um spray próprio e o resto do computador com um pano seco. Limpe também com cuidado as portas do mesmo, que são grandes acumuladoras de pó.

 

7. Coloque o Mac na caixa original com os acessórios 

Um Mac com a caixa e acessórios originais vale muito mais, por isso, caso os tenha, não se esqueça de os colocar e também de mencionar no anúncio. Certifique-se também que todos os acessórios estão a funcionar corretamente.

 

8. Faça o anúncio

Existem muitos websites recomendados para vender o seu Mac - OLX, Custo Justo, eBay, Amazon, até mesmo no Facebook! Recomendamos que o venda, no entanto, por terras lusas. Caso se aventure a vender para o exterior, o valor do dispositivo cairá bastante, para além de que os gastos de envio são maiores e caso haja algum problema com o novo dono será bastante mais difícil de resolver. Por cá, pode sempre enviar, por exemplo, o seu dispositivo à cobrança. 

Não se esqueça de indicar tudo sobre o seu Mac no anúncio - data de compra, motivo de venda, o que está incluído, o que não funciona, se tem riscos, a garantia… Acima de tudo, seja verdadeiro e não oculte/minta - afinal de contas, ‘não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti’.

 

Estamos confiantes de que se seguir todos estes passos conseguirá vender o seu Mac por um bom preço e, caso seja o caso, amortizar o que irá gastar num novo computador. Boas vendas!