iTip: Como obter uma cópia de todos os dados que a Apple guarda sobre nós?

Com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dado (RGPD), ou General Data Protection Regulation (GDPR) em inglês, no dia 25 de maio de 2018, muitas empresas têm estado a atualizar os seus termos de privacidade (certamente que têm recebido muitos e-mail do género "mantenha-se em contacto connosco!”) e a enviar e-mails para todos os seus clientes a informar desta alteração.

Outras empresas, com mais visibilidade e cujo negócio está diretamente relacionado com as nossas informações pessoais, como Facebook e Google, têm implementado inclusivamente opções que permite-nos transferir todas as informações que essas empresas guardam nos seus servidos sobre nós.

Agora, também a Apple tem essa opção no seu site https://privacy.apple.com. Aqui temos várias hipóteses, para além de obter uma cópia dos nossos dados. Podemos ainda editar alguns dos nossos dados pessoais, desativar de forma temporária a conta Apple ou eliminá-la definitivamente.

No caso de querermos obter uma cópia dos nossos dados, saiba que praticamente toda a informação está mesmo incluída nesses dados, com exceção das compras de apps, livros, filmes, programas de TV ou música, assim como o histórico de transações da Apple Online Store e o histórico de comunicações de marketing. Para isso, o utilizador terá que aceder aqui. Tudo o resto, como marcadores do Safari, calendários, lembretes, notas, contactos, fotos, mails, ficheiros no iCloud Drive, etc., estão disponíveis para download, sendo que cada um terá que ser selecionado de forma individual, conforme pode ver na imagem em baixo.

No caso do iCloud Drive, Mail do iCloud e Fotos, por haver a (real) hipótese de ser itens demasiados grandes para um download imediato, a Apple permite dividir por vários ficheiros com tamanhos personalizáveis entre 1GB e 25GB. Neste caso, poderá ser necessário esperar no máximo até 7 dias até que o(s) ficheiro(s) estejam pronto(s), sendo que a Apple envia um e-mail quando isso acontecer. Cada ficheiro, a partir do momento em que está pronto, fica disponível para download durante duas semanas.

Para mim, destaco a possibilidade de esta ser a primeira vez que a Apple permite (finalmente) fazer o download de uma forma simples de todas as fotos e vídeos, já que anteriormente, se o quiséssemos fazer via iCloud.com, teríamos que selecionar todas as fotos uma a uma!