iTip: Como formatar o seu Mac e instalar de raíz o macOS Sierra

Com o lançamento de novos sistemas operativos para Macs, há sempre uma dúvida que persiste: Devo simplesmente atualizar ou efetuar uma instalação de raíz?

A resposta nem sempre é fácil ou óbvia mas tipicamente aconselhamos a fazer uma instalação de raíz caso sintam o vosso Mac a “arrastar-se” em tarefas corriqueiras ou então se estão há muitas gerações de sistemas operativos apenas a atualizar, normalmente à três ou mais gerações.

Se assim for, então este artigo é para ti! Este processo divide-se em duas etapas que vamos explorar e explicar de seguida.


Criar um “disco” (pendrive) de arranque


Primeiro que tudo, é necessário criar uma pendrive de arranque que contenha o sistema operativo, de modo a que possamos formatar o Mac sem problemas. Para isso:

  1. Fazer o download do macOS Sierra na Mac App Store;
  2. Inserir uma PEN com pelo menos 8GB de capacidade e abrir o “Utilitário de Disco” (na pasta de Utilitários nas Aplicações);
  3. Selecionar a PEN e escolher “Apagar”
  4. Renomear para “SierraOS” (sem as aspas). Escolher o formato “Mac OS Expandido (com journaling)”. Como “Esquema”, escolher “Mapa de partição GUID”. Clicar em “Apagar”;
  5. Após a conclusão da formatação, abrir o “Terminal” (na pasta de Utilitários nas Aplicações);
  6. Copiar o seguinte comando para o “Terminal” e fazer Entersudo /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/SierraOS --applicationpath /Applications/Install\ macOS\ Sierra.app --nointeraction
  7. Introduzir a senha de administrador (apesar de no Terminal não aparecer caracteres à medida que a inserimos, ela está a ser reconhecida pelo sistema). Fazer Enter. O processo demorará alguns minutos até ser concluído;

Formatar e Instalar o macOS Sierra


Com a PEN que foi criada ligada ao Mac, reiniciar o computador e assim que o som introdutório for reproduzido, clicar (e segurar) a tecla Opção (Alt) até aparecer um menu de arranque. Depois:

  1. Selecionar a PEN que deverá estar designada como “Install macOS Sierra”;
  2. Entre as opções que vão aparecer de seguida, selecionar “Disk Utility” (Utilitário de Disco);
  3. Na janela seguinte, selecionar o teu disco principal e escolhe “Erase” (Apagar);
  4. Garantir que a opção "Mac OS Extended (Journaled)” é a selecionada. Clicar em “Erase";
  5. Terminado este processo, selecionar "Quit Disk Utility" (Sair do Utilitário de Disco) no menu superior "Disk Utility” para regressar ao menu principal;
  6. No menu principal, agora sim, escolher “Install macOS” (Instalar macOS) e clicar em “Continue” (Continuar);
  7. Quando aparecer o menu de seleção de disco onde vais instalar o macOS Sierra, escolhe o que foi formatado no passo 4 e de seguida em “Install”.

O processo irá certamente demorar alguns minutos, dependendo da performance de cada Mac. Depois deste processo, o computador irá reiniciar e logo de seguida irá aparecer o menu de configuração do Mac. 

Finalmente, basta configurar tudo de acordo com as tuas preferências, introduzir a conta da Apple e o Mac estará pronto a ser usado!