iTip: Como aumentar BASTANTE o espaço livre no seu iDevice com um simples truque (iOS 10)

Se, no ano passado, leu e testou a iTip que escrevemos, saberá com certeza que aumentar o espaço livre de qualquer iDevice não é uma total dor de cabeça. No entanto, deverá saber também que o ‘truque’ que lhe apresentámos em 2016 não funciona para firmwares acima do iOS 9, uma vez que assim que o utilizador tenta alugar um filme este é-lhe cobrado, independentemente de ter espaço ou não no dispositivo.

No iOS 10 existem 2 grandes formas de libertar bastante espaço desnecessário do seu iDevice automaticamente. Lembramos mais uma vez que o que será apagado não será nada de importante — uma vez que o dispositivo não tem espaço suficiente para efetuar os ‘pedidos' que iremos demonstrar de seguida, o iOS irá apagar automaticamente conteúdos que sejam temporários, desatualizados e/ou desnecessários (cache, cookies, entre outros), libertando assim imenso espaço. 

Vamos então aos dois truques?


Método 1:

Download de uma aplicação de grande tamanho

(para dispositivos com espaço disponível até 2GB)


A primeira maneira assemelha-se muito à do ano passado — a diferença é que em vez de descarregarmos um filme que nos arriscamos a pagar, descarregamos uma app gratuita com muitos gigabytes de tamanho. Como o iOS deteta que o dispositivo não tem espaço para uma app de tal tamanho, aciona então os ‘mecanismos de limpeza’.

  1. Comece por ir a Definições -> Geral -> Informações e tome nota de quanto espaço tem livre.
  2. Abra agora à App Store e escolha uma app qualquer gratuita
  3. Verifique que o tamanho da app é maior do que o espaço que tem disponível — uma bastante grande (com 2GB de tamanho) é o Need For Speed No Limits.
  4. Toque agora em Obter.
  5. De seguida, deverá aparecer uma janela que indica que não tem espaço livre para descarregar o conteúdo desejado. Nessa janela, aparecem duas opções: ‘OK’ e ‘Definições’. Toque na segunda e será redirecionado para a app.
  6. Agora, estando nas definições, vá para o ecrã inicial. Verá que algumas apps mudaram o título, e mostram “A limpar…”. Caso não veja, não se preocupe, pois o processo de limpeza está a ser feito em background. Aguarde uns segundos no ecrã principal.
  7. Volte a Definições -> Geral -> Informações e verá que bastante espaço foi libertado.
  8. Repita o processo as vezes que desejar — irá chegar a um ponto em que já não será possível libertar mais espaço por não haver filmes com tamanho maior que o seu espaço disponível.

Método 2:

Aplicação Battery Doctor

(para todos os dispositivos)


Lembra-se das aplicações ‘mágicas’ que limpavam a cache de um iPhone? Como deve saber, a Apple acabou com a brincadeira a partir do iOS 8. No entanto, com um simples truque na aplicação do Battery Doctor poderá apagar bastante cache com um simples toque num botão. Este método é mais flexível e adequado a dispositivos com algum espaço livre, uma vez que apaga a cache independentemente do espaço que o iDevice tenha livre.

  1. Vá à App Store e na aba ‘Pesquisa’ pesquise por ‘Battery Doctor’ (ou clique/toque aqui).
  2. Toque em obter.
  3. Quando o download estiver feito, abra a aplicação.
  4. Dê um duplo toque na parte a preto da aplicação e espere 10 segundos.
  5. Saia da aplicação, abra o ecrã multi-tarefa e feche a aplicação.
  6. Volte a abrir a aplicação e deverá ver mais opções no ecrã (caso não veja, tente mais algumas vezes, uma vez que nem sempre à primeira tentativa aparecem).
  7. Toque na nova aba ‘Junk’ (ou ‘Lixo’).
  8. Toque em ‘Clean Up Cache’ e espere que o processo acabe.
  9. Repita algumas vezes os passos 7 e 8 e recuperará bastante espaço no seu dispositivo!

Caso ainda tenha dúvidas, veja o vídeo explicativo do truque:


E pronto! Se utilizou um dos métodos acima, deverá ter agora bastante espaço disponível. No meu caso, consegui limpar cerca de 2GB usando o 2º método. E vocês? Deixem nos comentários screenshots do espaço que recuperaram!