iTip: Como aumentar BASTANTE o espaço livre no seu iDevice com um simples truque (iOS 9)

Nota: Apenas testado no iOS 9.

Não, não é mentira de dia 1 de abril! Este simples truque, descoberto por um utilizador do Reddit, irá permitir recuperar bastante espaço livre no seu dispositivo — quando estamos a falar de bastante, falamos de alguns gigabytes, como aconteceu no meu caso: passei de 800MB livres para 3.2GB. E, para além disso, é totalmente gratuito e nem sequer precisa de instalar qualquer app ou outro software, nem de fazer Jailbreak.

Por esta altura, o leitor pensa que tal não pode ser possível. Mas acredite, é mesmo, e é tão simples que depois de executar todos os passos irá perguntar-se “e era só isto?”. Iremos explicar também o porquê disto acontecer. Vamos aos passos:

  1. Abra as Definições, toque em Geral, Informações e tome nota de quanto espaço tem livre.
  2. Abra agora o iTunes, vá à secção de Filmes e escolha um filme qualquer.
  3. Verifique que o tamanho do filme é maior do que o espaço que tem disponível.
  4. Toque agora em Comprar filme ou em Alugar filme (não se preocupe! O filme não será nem comprado nem alugado.)
  5. De seguida, deverá aparecer uma janela que indica que não tem espaço livre para descarregar o conteúdo desejado. Nessa janela, aparecem duas opções: ‘OK’ e ‘Definições’. Toque na segunda e será redirecionado para a app.
  6. Agora, estando nas definições, vá para o ecrã inicial. Verá que algumas apps mudaram o título, e mostram “A limpar…”. Caso não veja, não se preocupe, pois o processo de limpeza está a ser feito em background. Aguarde uns segundos no ecrã principal.
  7. Volte às Definições, toque em Geral, seguido de Informações e verá que bastante espaço foi libertado.
  8. Repita o processo as vezes que desejar — irá chegar a um ponto em que já não será possível libertar mais espaço por não haver filmes com tamanho maior que o seu espaço disponível.

Et voilà, assim terá muito mais espaço livre no seu dispositivo. A ‘mecânica da coisa’ é bastante simples: uma vez que o dispositivo não tem espaço suficiente para descarregar o pedido, o iOS irá apagar conteúdos que sejam temporários, desatualizados e/ou desnecessários (cache, cookies, entre outros), libertando assim imenso espaço — não irá perder nada de importante, não se preocupe! Um exemplo bem visível é na app do Facebook, que ao longo do tempo acumula imensos dados — no meu caso, chegavam aos 1.5GB, que após este processo passaram para meros 200MB. Claro que podemos sempre apagar e voltar a instalar estas apps mas assim é sem dúvida muito mais simples.

Quanto conseguiram libertar no vosso caso? Deixem aqui em baixo as vossas respostas!