iTip: Como adicionar anexos na app Mail do iOS

Pode parecer uma coisa simples, pois hoje em dia é mais que habitual enviarmos e-mails com algo anexo, mas no caso do iOS, como se faz? Foi a esta pergunta que resolvemos responder porque, apesar de não ser difícil, não é óbvio.

O site iDB fez um excelente tutorial sobre isto e é por aí que nos vamos basear. Em primeiro lugar, há dois tipos de coisas que podemos anexar na app Mail do iOS: fotos/vídeos e ficheiros. As fotos/vídeos são também ficheiros, claro, mas estes são os que estão efetivamente na memória do nosso iDevice. Para adicionar uma foto ou vídeo a um e-mail, devemos tomar os seguintes passos:

1. Criar um novo e-mail da app Mail

2. Na nova mensagem, tocar em qualquer parte no local onde vamos escrever o e-mail

3. Irão surgir várias opções. Para chegarmos a fotos/vídeos teremos que selecionar a seta para a direita até aparecer essa opção.

 

4. Escolhemos “Inserir fotografia ou vídeo” e basta depois escolhermos a foto que queremos

 

5. Por último, basta finalizar o preenchimento do e-mail e enviar

Simples, certo? No caso de adicionarmos outros ficheiros que não fotos/vídeos que estejam na memória do iDevice, a única hipótese que temos é através de um serviço de nuvem, como o iCloud Drive, Dropbox, OneDrive, etc. O procedimento é praticamente idêntico, apenas precisamos de selecionar outra opção.

1. Quando surgirem as várias opções de anexos, ir tocando na seta para a direita até aparecer a opção “Adicionar anexo”

2. Caso o ficheiro que pretendam adicionar não esteja no iCloud Drive, e esteja noutra nuvem, selecionem “Locais”

 

3. Selecionam a vossa nuvem (no meu caso vou escolher OneDrive)

4. E por fim, vão até à localização do ficheiro que pretendem enviar e selecionam-no. O OneDrive vai transferir esse ficheiro para o vosso dispositivo e anexa-lo ao e-mail.

 

5. Por último, basta finalizar o preenchimento do e-mail e enviar

 

Estes últimos passos não são óbvios, como disse, mas uma vez que se sabem, é bastante simples enviarmos anexos no e-mail!

Esperemos que este artigo vos ajude na vossa produtividade.