iPhone X não deverá continuar a ser comercializado depois do novo modelo ser apresentado este ano

Todos os anos, quando um novo iPhone é apresentado, a Apple costuma manter a geração anterior à venda por um preço inferior em cerca de menos US$100. Porém, segundo o confiável analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securites, este ano isso não irá acontecer.

Kuo diz inclusivamente que a produção do atual modelo iPhone X poderá parar a meio este ano, isto claro quando a Apple considerar que tem stock suficiente até à chegada no mercado da nova geração do smartphone, que tipicamente acontece em setembro.

Isto faz particularmente sentido se os rumores para os iPhones deste ano se confirmarem, ou seja, se a Apple lançar, além de um novo modelo do iPhone X, uma nova versão “Plus” e um outro com ecrã LCD de 6,1 polegadas, pois já que teríamos 3 novos modelos, não faria sentido manter o do ano passado e assim tornar confusa a linha de iPhones. A não comercialização do atual iPhone X a partir de setembro também iria permitir uma maior diferenciação entre os iPhones “novos” e “velhos”, ou seja, com o novo design vs velho design.

Se tivesse que apostar diria que, em setembro de 2018, a Apple irá comercializar 3 modelos distintos de iPhones: o iPhone 7 em alumínio, o iPhone 8 em vidro e o novo “iPhone X” em vidro mas com o tal design sem bordas. Acho que deste modo a linha ficaria bastante clara sobre o que cada modelo representa e em que segmento de mercado se insere. Já em relação ao iPhone SE, estou na expectativa para ver o que a Apple faz mas cheira-me que este ano vai ser o ano do tudo ou nada, isto é, ou a Apple atualiza-o, ou é descontinuado.

Com efeito, não seria a primeira vez que a Apple tiraria de cena um iPhone com apenas 1 ano de vida. O mesmo aconteceu com o iPhone 5, quando o 5s foi lançado, mas aí havia um argumento adicional chamado de iPhone 5c.

Concluindo e resumindo, se de facto a Apple descontinuar o iPhone X e o preço da nova geração se mantiver no mesmo nível, são boas notícias para quem for vender o seu iPhone X este ano!