iPhone 7 poderá ter botão Home com Force Touch

Quando se pensava que já se sabia tudo sobre a próxima geração de smartphones da Apple, um recente rumor apurado pelo 9to5mac afirma que o iPhone 7 poderá ter um botão home diferente do atual.

Este novo botão home teria integrado o Force Touch, tecnologia atualmente implementada em trackpads de MacBook Pros e de MacBooks de 12”, bem como no Apple Watch. Resumidamente, trata-se de uma superfície totalmente plana que, quando pressionada, dá a sensação de “deslocamento”, criando a ilusão que estamos a clicar em algo, quando na realidade não estamos. Esta sensação é criada através de software — ou seja, quando o iPhone está desligado, o botão não dá a sensação de clique, sendo “apenas” uma superfície plana. Isto já acontece nos trackpads presentes atualmente em Macs — quando estes estão desligados, não se sente nada. Assim, a Apple terá de criar uma maneira alternativa de fazer reset ao iPhone, uma vez que o botão Home não é “físico”.

Em termos de usabilidade, este novo botão deverá ser praticamente igual ao dos iPhones atuais. Esta tecnologia é importante para tornar o iPhone ainda mais fino, uma vez que os componentes ocupam menos espaço do que um botão normal. É de esperar também que a Apple mantenha o TouchID incorporado no próprio botão.

Este é um “pequeno passo” para o futuro, que será incorporar tanto o botão home como o TouchID no próprio ecrã principal do iPhone, algo que também já está nos planos da Apple. Esta tecnologia deverá chegar apenas no iPhone 8 de 2017.