iPads Pro são atualizados com novo modelo de 10,5 polegadas

Foram meses e meses de rumores sobre um iPad de 10,5 polegadas que finalmente chegaram ontem ao fim, com a atualização da linha Pro dos tablets da Apple.

A Maçã anunciou novos iPads Pro, sendo que o modelo de 9,7’’ deu lugar a um novo modelo de 10,5’’, 20% maior mas com as bordas reduzidas em 40%, enquanto mantém o peso do seu antecessor. Segundo a Apple, este tamanho de tablet é mais indicado para ter um teclado virtual completo no ecrã, assim como uma Smart Keyboard.

iPad Pro de 10,5'' e 12,9''

De resto, ambos os iPads Pro têm agora um ecrã mais brilhante e com True Tone, além de suporte a uma vasta gama de cores e vídeos HDR. Por dentro, estes iPads contam agora com um processador A10X Fusion de 6 núcleos (3 de alta performance e 3 de alta eficiência) e uma GPU de 12 núcleos, o que se traduz em ganhos de performance de 30% e de gráficos 40%.

Algo que me surpreendeu foi o anúncio de que estes ecrãs irão agora funcionar a uma frequência de 120Hz, o dobro do que acontecia até então. Designada de ProMotion, esta tecnologia basicamente permite que a imagem do ecrã seja atualizada duas vezes mais rapidamente (120 vezes por segundo), o que se traduz em movimentos mais fluidos. E acreditem que isto faz muito diferença no dia a dia e que é bastante perceptível. Melhor ainda, os iPads conseguem adaptar a frequência consoante a app que está a ser utilizando, para se for o caso, poupar bateria quando a frequência máxima não é necessária. Por exemplo, se estivermos a ver um filme gravado a 30 frames por segundo. 

Por fora, os iPads Pro vêm com uma câmara FaceTime de 7MP e iSight de 12MP com estabilização ótica, flash retina (para selfies) e carregamento rápido - segundo a Apple, em metade do tempo. Houve ainda tempo para mencionar novos dongles com suporte a USB 3 e novas capas, incluindo para o Apple Pencil.

 
 

A versão base do iPad Pro, agora de 10,5’’, vem com o dobro do armazenamento anterior, ou seja 64GB, por 749€. Há ainda uma nova versão de 512GB, estando todos os modelos já disponíveis para encomenda. Este é o vídeo de apresentação dos novos iPads Pro, com iOS 11: