iOS 11.3 está a causar problemas em alguns iPhones reparados em Centros de Assistência não autorizados

Desde o início deste mês que, após o lançamento para o público em geral do iOS 11.3, têm surgido relatos de problemas no ecrã e sensores de alguns iPhones que tenham tido estes componentes substituídos em Centros de Assistência não autorizados pela Apple.

No caso do ecrã, e segundo a Motherboard, as queixas focam-se em ecrãs de alguns iPhones 8 que simplesmente deixam de responder ao toque, ou seja, a atualização terá dado cabo da comunicação entre o sensor de toque e o restante dispositivo. Para já, a única maneira de resolver este problema é substituindo a placa que se dedica ao funcionamento do ecrã mas há ainda esperança que a Apple lance uma atualização com o propósito de resolver este problema.

Tem também havido casos em que o Face ID do iPhone X deixa de funcionar com o iOS 11.3, para quem tenha feito a substituição da câmara frontal deste dispositivo, novamente, num Centros de Assistência não autorizado.

Em relação aos sensores é algo mais abrangente. Segundo a notícia do Engadget, os sensores de luminosidade que tenham sido substituídos em Centros não autorizados estão a deixar de ajustar o brilho automaticamente em iPhones 8, 8 Plus e X que corram o iOS 11.1 ou mais recente.

Neste momento, estou confiante de que ambas as situação, apesar de serem “estranhas”, não deverão ser uma consequência de uma decisão deliberada da Apple, e que provavelmente virá uma atualização de software para resolver ambos os problema. Porém, a Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto, pelo que vamos aguardar para ver.

Fonte: MacMagazine 1 e 2.