Hoje é dia de WWDC: saiba o que será apresentado mais logo!

Chegou finalmente o dia: a WWDC (Worldwide Developers Conference) vai arrancar hoje — mais precisamente, às 18h00, hora de Lisboa, com a Keynote em que deverão ser apresentadas bastantes novidades para os dispositivos Apple. Não se esqueçam de acompanhar a emissão em direto a partir das 17h45 no YouTube do Kioske — eu e o Diogo faremos a cobertura total do evento com comentários em português, por isso, não percam!

Mas, afinal, o que será apresentado hoje? O Kioske preparou um pequeno resumo de todos os rumores que têm surgido nos últimos meses acerca dos produtos/serviços que deverão ser anunciados hoje.

 

iOS 10

Como é habitual, deverá ser apresentada na WWDC a próxima versão do sistema operativo que corre em iPhones, iPads e iPods touch, o iOS 10. Não existem, também como é habitual, grandes rumores que afirmem ao certo o que será novidade, pelo que a Apple poderá trazer hoje algumas surpresas. Do que se sabe, é destaque:

  • Modo noturno, como já existe no atual OS X El Capitan, que pode ajudar ainda mais na leitura dos ecrãs durante a noite;
  • Siri melhorada (mais detalhes ao longo deste artigo);
  • A aplicação ‘Música’ deverá ser redesenhada e simplificada, sendo que o maior destaque vai para a possível remoção da aba ‘Connect' e redesenho da aba "Novo";
  • Novos atalhos 3D Touch em aplicações pré-instaladas;
  • Melhoramentos na aplicação ‘Fotografias’;
  • Possível remoção/ocultação de algumas aplicações pré-instaladas.

 

OS X 10.12 / macOS 10.12

A nova versão do sistema operativos para Macs deverá ser apresentada hoje, sendo que a primeira novidade em destaque deverá ser a alteração da nomenclatura — o novo sistema dos computadores Apple deverá chamar-se macOS para haver uma certa ‘harmonia’ entre os outros nomes dos sistemas operativos (iOS, tvOS, watchOS, macOS). Tal como o iOS, o conhecimento de novidades é bastante reduzido até agora, mas de entre o que é conhecido, destaca-se:

 

tvOS / watchOS

Os sistemas operativos da Apple TV e do Apple Watch, respetivamente, deverão ser os que trarão menos novidades. Mais uma vez, não sabe ao certo o que estes sistemas poderão trazer de novo, além das habituais correcções de erros e alguns melhoramentos na interface. Os dois sistemas deverão contar com uma Siri melhorada:

 

Siri melhorada

O evento deverá focar-se mais na Siri, que deverá ter a maior actualização desde que foi lançada em 2011. É rumor que seja aberta uma API para que programadores possam integrar as suas apps com a Siri. Assim, a assistente pessoal deverá tornar-se mais inteligente. Para além disso, a Siri poderá responder a mais tópicos e efetuar mais ações no sistema. Como já foi dito anteriormente, esta nova “versão” da Siri deverá estar implementada em todos os sistemas operativos da Apple: iOS, watchOS, tvOS e finalmente no OS X / macOS. Esperemos também que, ao fim de 5 anos de idade, vejamos finalmente a Siri compreender português de Portugal - cruzem os dedos!

 

Apple Pay

Como também já foi dito, o Apple Pay deverá ser melhorado e possivelmente deverá ser anunciada a expansão a mais países. Pagamentos na web deverá ser uma novidade, bem como o envio de quantias entre dois utilizadores do serviço.

 

iCloud

Depois de todo o conflito com o FBI, deverão ser implementadas novas medidas de segurança para dispositivos Apple — possivelmente uma das novidades deverão ser backups do iCloud encriptados. 

 

iMessage

Um rumor aponta que o iMessage deverá chegar ao Android, tornando-se assim um concorrente com outras grandes plataformas de mensagens. Não se sabe se este rumor estará certo, uma vez que provém de uma fonte desconhecida.

 

App Store

A App Store, conforme noticiámos, deverá também receber algumas novidades este ano, e deverão ser apresentadas também hoje — os programadores deverão passar a receber 85% dos lucros ao invés dos atuais 70% em alguns casos e deverão ser implementadas novas maneiras de promover as apps dentro da loja.

 

Novos dispositivos?

A WWDC geralmente foca-se em novidades em termos de software, e não de hardware, pelo que não deveremos ver novos dispositivos a serem anunciados hoje. A Apple, contudo, pode surpreender-nos — é esperado um novo ecrã Thunderbolt e novos MacBook Pros, porém não deverão chegar muito cedo.

 

E é tudo o que se sabe sobre o evento de mais logo. Não percam a nossa cobertura e vemo-nos mais logo!

 

Gostaste deste artigo? Então apoia o Kioske! Visita a secção “Sobre nós” e sabe como.