Há uma nova sequência de caracteres que bloqueia a app Mensagens

Não é a primeira vez e, pelos vistos, não será também a última. Foi descoberta uma nova falha na app Mensagens do iOS que faz com que a app bloqueie completamente aquando a receção de uma determinada sequência de caracteres.

Este bug é conhecido como “black dot”, uma vez que envolve o emoji “bola preta”, e curiosamente teve a sua origem no WhatsApp para Android com um efeito igualmente nefasto nestes dispositivos, apesar de ser uma sequência um pouco diferente da que “rebenta” com a app Mensagens no iOS. Ainda assim, a bola preta está lá, como podemos ver neste vídeo do canal EverythingApplePro, autor desta descoberta:

O que acontece é que a mensagem enviada contém, além da sequência com a tal bola preta, milhares de caracteres Unicode ocultos e invisíveis, o que faz com que o CPU tenha sérias dificuldades em lidar com tanta informação. A consequência disso é que, assim que recebemos e a abrimos, a app Mensagens deixa de funcionar. Aliás, como podemos ver no vídeo, o próprio aparelho que envia esta mensagem também sofre com isso. 

Os dispositivos que estejam a correr pelo menos o iOS 11.3 ou mais recentes são afetados por este bug e para já a resolução passa por forçar o fecho do Mensagem e criar uma nova mensagem via 3D Touch. Depois disto já é possível entrar no Mensagens e apagar a mensagem maliciosa.

Dito isto, deverá ser uma questão de tempo até que a Apple lance uma nova atualização (possivelmente iOS 11.3.2) que corrija este bug. Até lá, caso recebam esta mensagem, não a abram!