Foram descobertas falhas graves de segurança nos processadores Intel, AMD e ARM

Processadores Intel.jpg

Este é um daqueles artigos que tem tudo para se tornar demasiado técnico, mas isso é algo que quero evitar, não só para o vosso bem, mas também para o meu! Assim, digo-vos que um artigo publicado pelo The Register dá conta de uma falha no projeto dos processadores x86 que foi descoberto há algumas semanas atrás.

Neste artigo, os processadores identificados com esta falha são da conhecida empresa Intel mas a Google já vai reportar novas falhas bastante similares mas desta vez nos processadores AMD e ARM.

De forma muito simples, este bug consiste na possibilidade de aproveitar uma técnica de otimização de código, designada de execução especulativa, para aceder a conteúdos da memória que deveriam ficar restritos, como ficheiros e senhas. No caso da Intel, esta falha foi designada por Meltdown e no caso de processadores AMD e ARM, de Spectre.

E porque é que isto é relevante para a Apple? Pois porque os Macs estão equipados com processadores Intel e os iPhones usam processadores licenciados com a arquitetura ARM. Obviamente que todos os PC’s e smartphones que usem estes processadores são igualmente afetados.

Dito isto, todas estas empresas afetadas com bug estão a enviar patches de correção para resolver esta falha grave. No caso dos Macs e processadores Intel, a Apple já incluiu uma correção parcial desta falha no macOS High Sierra 10.13.2, sendo que as restantes correções deverão chegar no macOS 10.13.3. No caso dos iPhones e dos seus processadores com arquitetura ARM, não há para já relatos que estejam a ser afetados por esta falha de segurança, até porque os processadores “A” da Apple usam, além da arquitetura ARM, uma série de tecnologias proprietárias que poderão estar a mitigar o bug. No entanto, se esta situação se alterar, atualizaremos o artigo!

PS: Espero não ter mandado nenhuma calinada neste artigo!