Estudo mostra que Apple Watch deteta apneia do sono e hipertensão com precisão superior a 80%

Ilustracao Apple Watch Series 3 sensor batimento cardiaco.jpg

Parece ser claro que o futuro da monitorização da nossa saúde passa pelos wearables, nomeadamente o Apple Watch com vários estudos a apontarem para os benefícios que um gadget como este pode trazer-nos.

Por isso não é de espantar que tenha surgido mais um estudo, desta vez em resultado de uma parceria entre a startup Cardiogram - empresa que tem inclusivamente uma app para monitorizar o batimento cardíaco - e a Universidade da Califórnia, com o objetivo de perceber se o Watch da Apple permite detetar apneia do sono e hipertensão. 

E os resultados foram muitos positivos: o Apple Watch pode detetar com uma precisão de 90% a apensa do sono e com uma precisão de 82% a hipertensão! O estudo foi feito com a app Cardigram e contou com 6.115 participantes com Apple Watch, dos quais 1.016 foram diagnosticados com apneia do sono e 2.230 com hipertensão.

O core deste estudo é a capacidade da app Cardigram em analisar dados, sendo possível realizar este tipo de monitorização com qualquer gadget que tenha um leitor de batimentos cardíacos e, claro, a app Cardigram.