Documentário da BBC sobre as fábricas da Apple “ofende-me profundamente”, diz Tim Cook (Vídeo)

A BBC emitiu ontem no seu documentário “Panorama” uma reportagem sobre as fábricas da Apple que tem como título “A promessa quebrada da Apple”.

Neste documentário, a BBC enviou jornalistas que se infiltraram nas fábricas da Apple como trabalhadores e onde puderam testemunhar, segundo o canal de televisão, as condições precárias que a Apple permite aos trabalhadores de fábricas e minas dos seus fornecedores.

Algumas dessas más condições de trabalho são o facto dos trabalhadores chineses serem forçados a trabalhar horas excessivas na linha de montagem e verem pedidos de folgas rejeitados, mesmo depois de 18 dias de trabalho seguido.

Em reação a este documentário, o Vice Presidente de Operações da Apple Jeff Williams informou que tanto ele como Tim Cook estão, citando o CEO da Apple, “profundamente ofendidos” pelo facto do documentário transmitir que a Apple terá quebrado a promessa que fez aos trabalhadores da sua cadeia de logística.

Jeff acrescentou ainda que a “Reportagem Panorama diz, de forma implícita, que a Apple não está a melhorar as condições de trabalho” e que “Nada poderia estar mais longe da verdade”. Segundo ele, a Apple terá ainda providenciado alguns factos pertinentes à BBC sobre este compromisso com os trabalhadores mas que tais informações não foram incluídas no documentário.

Este é o documentário da polémica:

O que acham desta polémica? Estará de facto a Apple a negligenciar a promessa que fez ou será que a BBC está a exagerar nos factos, não comparando as condições com o passado? Deixem a vossa opinião nos comentários em baixo!