Descoberto novo som de carregamento no iOS 11 (para carregamento sem fios?)

Com a chegada de novos sistemas operativos, ainda que em formato beta, há sempre quem comece a explorá-los na esperança de descobrir não só mais novidades que aquelas anunciadas pela Apple, como também pistas para futuros dispositivos.

Com isto em mente, descobriram esta semana um novo som de carregamento no iOS 11, ou seja, o som que é reproduzido quando conectamos o cabo Lightning ao iDevice:

Um som muito “moderno” mas agora vem a parte da especulação. Eu tenho o iOS 11 instalado no meu iPod Touch e o som de carregamento continua o mesmo. Será que este som é para um carregamento… especial, tipo sem fios? A verdade é que o ficheiro que reproduz este som chama-se engagement_power.caf enquanto que o som “antigo” era designado por connect_power.caf e, convenhamos, engagement é bastante mais abrangente em termos de modos de carregamento do que connect.

O carregamento sem fios é um rumor muito falado nos últimos tempos para o “iPhone 8” mas, para mim, algo deste tipo só faria sentido se fosse bastante mais “sem fios” do que a concorrência tem neste momento e que necessita de contacto físico (ou proximidade muito grande) entre a base de carregamento e o dispositivo. Algo que permitisse uma distância semelhante à que o cabo Lightning atualmente permite seria o mais adequado, pois assim podíamos atender chamadas ou interagir com o dispositivo diretamente nas nossas mãos.

Outro rumor que também se fala bastante é o carregamento rápido, algo que a concorrência tem há vários anos mas no iPhone teima em chegar. Agora um rumor mais recente diz que a Apple irá incluir na caixa do“iPhone 8” um cabo Lightning para USB-C, com o adaptador correspondente de 10W, o dobro do que atualmente vem nas caixas com o iPhone. Além disso, o iPhone e o adaptador terão o chip “CYPD2104” da Cypress Semiconductor e que permite carregamentos rápidos.

A verdade é que, nos últimos tempos, a Apple tem incluido muitas das funcionalidades mais pedidas nos seus sistemas operativos, nomeadamente no iOS. Se esta estratégia passar para o hardware, como o iPhone, estes rumores poderão muito bem se tornar realidade. Esperemos que sim!