Como pode a Apple melhorar a app Mensagens?

Na WWDC deste ano, uma das grandes novidades tanto no iOS como no OS X foi a nova app Notas, que adiciona bastantes funcionalidades há muito tempo desejadas. À medida que os anos passam, os sistemas operacionais da Apple tendem a evoluir bastante, e para Michael Steeber, é necessária inovação na app Mensagens. Como poderá a Apple melhorá-la?

Já aconteceu a todos nós estarmos a falar no iMessage normalmente, e quando nos enviam links, convites de calendários ou outros ficheiros, é necessário tocar nesses anexos, que por vezes nos levam para outra aplicação - algo bastante chato. A visão de Steeber, inspirada na renovada app Notas, consiste em adicionar uma pequena pré-visualização, diretamente na janela da conversa, para que possamos obter a informação enviada pelo remetente sem termos de tocá-la ou mesmo sair da aplicação para vê-la.

Steeber refere o quanto chato é recebermos, por exemplo, um texto enorme no iMessage - a solução para isso seria, em vez de colocar o texto completo, colocar apenas o título e algumas linhas dessa nota. Outros aspetos seriam a partilha da meteorologia, de gravações áudio, o “anel de exercício” do Apple Watch, enfim, informações que agora não são possíveis de ver no iMessage ou simplesmente não são agradáveis de se ver na aplicação.

A implementação destas funcionalidades seria algo bastante benéfico para os utilizadores - torna o sistema mais intuitivo e fácil. Acredito bastante que a Apple no futuro melhore as Mensagens nestes aspetos - agora é esperar.