Bug do iMessage faz com que um determinado link bloqueie e reinicie dispositivos iOS e Macs

bug iMessage 2018.jpg

Não é a primeira vez que vimos um bug destes do iMessage, em que uma determinada mensagem recepcionada causa problemas no equipamento. 

Desta vez, é um link para o Github (imagem em baixo) que basta ser recebido num iDevice ou Mac que bloqueia completamente a app Mensagens e pode fazer com que o dispositivo reinicie algumas vezes.

Aparentemente a única solução para quem tenha recebido este link é fechar o iMessage de segundo plano, abri-lo de novo e de imediato apagar a conversação onde essa mensagem foi recepcionada, antes que o app comece a bloquear - no iOS, deslizando da direita para a esquerda, assim como no Mac no caso de utilizarmos o trackpad ou o Magic Mouse, se não basta clicar com o botão direito e escolher “Apagar conversa”.

O site Macrumors diz que bloquear o domínio “github.io" através das restrições parentais podem prevenir que este bug aconteça caso recebam o link malicioso. Para isso, na app “Definições”, vão a Geral -> Restrições (Ativar) e em “Conteúdo Permitido”, selecionar “sites” e após escolher “limitar conteúdo explícito”, inserir o domínio acima referido em “Nunca Permitir”. Pelo sim, pelo não, eu ativei esta opção!