Boston Consulting Group elege Apple como empresa mais inovadora do mundo em 2014

A empresa de consultoria BCG (Boston Consulting Group) entrevistou cerca de 1.500 executivos de todo o mundo e de diferentes empresas para tentar perceber quais as empresas mais inovadoras e elaborar o Top 50 das que mais se destacam neste estudo.

Assim, como podemos ver pelo ranking dominado por empresa tecnológicas, a Apple encontra-se no primeiro lugar, sendo eleita a empresa que mais inovou em 2014. A fechar o pódio encontramos a Google em segundo lugar e a Samsung em terceiro.

É ainda de notar que 1/5 das empresas no ranking são de origem asiática, o que demonstra bem o poder e importância que estas empresas estão a ter num mercado extremamente competitivo.

Em termos de critérios utilizados na elaboração deste ranking, Carlos Barradas, da BCG Portugal, apontou o facto de a empresa ter que conseguir ser competitiva a nível global, enquanto mantém o foco em lançar produtos que sejam sobretudo úteis no dia-a-dia dos utilizadores e que estes não os comprem apenas por serem uma novidade. Carlos Barradas acrescenta ainda que para uma empresa ser inovadora, tem que encarar o fracasso como uma oportunidade para melhorar os seus produtos no futuro.

O gráfico em baixo mostra a distribuição dos entrevistados por indústria, cargo e posição geográfica.

Como seria de esperar, os Estados Unidos é o país mais representado com cerca de 25% dos entrevistados, enquanto que as empresas asiáticas representam 27% deste estudo.

Poderão consultar o relatório completo da BCG aqui.

Concordam com este estudo que põe a Apple no primeiro lugar? Partilhem a vossa opinião nos comentários em baixo!