Assistente da Google chega ao iOS

A Google anunciou esta semana na sua conferência para programadores I/O 2017 a chegada do seu Assistente ao iOS, mais conhecida como Google Assistant.

Pessoalmente, de vez em quando uso este assistente no iOS pela app Allo (como se fosse um bot) para, por exemplo, notificar-me todos os dias de manhã da previsão do tempo para esse dia. Agora com um app dedicado, o Google Assistant será um concorrente de peso no iOS para a Siri, se bem que ainda muito limitado pela pouca integração que a Apple permite a apps de terceiros no seu sistema operativo móvel.

Disponível em português do Brasil, é possível usar o Google Assistant para enviar iMessages ou iniciar música no Spotify, por exemplo. Tudo isto pode ser feito a partir de um widget na central de notificações, já que não é possível configurar com o mesmo método de invocação que a Siri (Botão Principal). Infelizmente não será possível fazer coisas simples como adicionar um alarme mas desta forma os utilizadores de iOS terão a possibilidade de “provar” a Siri da Google.

Para já, o Google Assistant apenas está disponível na App Store americana mas deverá chegar em breve ao resto do mundo.