Apple Watch salva jovem de embolia pulmonar

Apple Watch Salva jovem embolia pulmonar.jpg

James Green é um jovem americano de 28 de Brooklyn, Nova Iorque, que já teve no passado um episódio de embolia pulmonar - que se caracteriza, de uma forma simples, por uma obstrução repentina de uma artéria pulmonar causada por um coágulo.

Deste então, James começou a utilizar o Apple Watch para monitorizar o seu batimento cardíaco já que uma frequência elevada em descanso pode ser um dos sintomas de embolia pulmonar. E foi precisamente isso que aconteceu.

James recorda:

Recebi uma notificação da (app) Heart Watch a dizer que a minha frequência cardíaca estava constantemente acima do meu normal de 54 para descanso, mesmo estando apenas sentado à secretária. Isso juntamente com outros sintomas que estava a ter foram os dados suficientes que precisava para reagir, e aperceber-me que não era um ataque de pânico (dado que tenho ansiedade generalizada severa), que algo estava errado.

A Heart Watch é uma app que monitora de forma continua frequência cardíaca da pessoa ao longo do dia e notifica o utilizador se esta estiver acima ou abaixo de um determinado valor. Aliás, agora com o watchOS 4, existe uma opção semelhante:

James dirigiu-se então ao Hospital onde, depois de vários exames, teve a confirmação pelo seu médico de que estava a sofrer um novo episódio de embolia pulmonar. E este foi o sei tweet:

São histórias como esta que ajudam a mostrar o potencial da tecnologia na prevenção e monitorização da nossa saúde e que, por isso, deveria estar acessível a todos.