Apple Store na Turquia ganha dois prémios de design e o Kioske já lá esteve

Todos nós sabemos que as lojas da Apple são magníficas, sobretudo as que se situam em ruas em vez de Centros Comerciais.

Uma das últimas lojas inauguradas pela Apple, a Apple Store no Zorlu Center, primeira e única loja da Apple na Turquia, ganhou dois prémios, o de ''Exelência em Engenharia Estrutural''  e o de ''Estrutura Comercial''.

‘’Esta mais recente repetição de um projeto com estrutura de vidro fornece a forma mais pura possível dentro dos limites de fabricação atuais do material. Painéis de vidros únicos, limpos, com nenhuma conexão para distrair o olho, 10m de comprimento por 3m de altura em quatro lados, fornecendo uma forma estrutural eficiente, capaz de resistir a cargas sísmicas e proporcionando total transparência e pureza arquitectónica. O telhado ultra-fino e leve, feito de painéis de CFRP (carbon fibre reinforced plastic) perfeitamente encaixado no local, oferece um intradorso uniforme completamente liso e, ao mesmo tempo, melhora o desempenho sísmico de toda a estrutura. Num projeto tão minimalista no qual os detalhes requerem atenção particular, o resultado é uma ausência total de fixações, com os cinco painéis fixados juntos apenas com silicone estrutural.”

Os juízes acharam que esta loja é um excelente exemplo que demostra que quando existe uma boa colaboração entre o engenheiro e o construtor é possível construir uma estrutura de uma arquitetura minimalista, mas das mais bonitas já vistas. De acordo com os juízes este é “um projeto no qual apenas a excelência em engenharia e atenção aos detalhes pode produzir um resultado de tal simplicidade e pureza de expressão.”

Pessoalmente, e por já ter tido a oportunidade de visitar esta magnífica loja, acho-a uma das lojas mais bonitas já alguma vez construídas. Claro que não podemos esquecer muitas outras magnificas lojas da Apple, como a loja da ‘’5th Avenue’’ e a Apple Store-Ópera. Mas esta loja de Istambul, está localizada num dos centros comerciais mais luxuosos da cidade (onde existem lojas como a Louis Vuitton, Michael Kors, lojas muitos luxuosas) mesmo no centro do jardim do shopping, o que lhe confere um toque de luxuria, exclusividade e singularidade.

Por fim, acho justo afirmar que a Apple está de parabéns pelo excelente trabalho que tem feito nas suas lojas. Só nos resta esperar que a Apple não se tenha esquecido de nós e abra nos próximos tempos uma loja em Portugal. Por favor!

 

Artigos Relacionados