Apple reage a vulnerabilidade descoberta no iOS (vídeo)

Foi descoberta recentemente uma vulnerabilidade no sistema operativo móvel da Apple, o iOS, designada por “Masque Attack” e que consiste em substituir apps originais e confiáveis por outras maliciosas, desde que o utilizador aceite instalar uma app não confiável.

No vídeo que se segue, podemos ver este “ataque” em ação:

Assim e na sequência desta descoberta, a Apple emitiu ontem a seguinte declaração:

“Nós desenhamos o OS X e o iOS com medidas de segurança que salvaguardam os mesmos para ajudar a proteger consumidores e avisá-los antes de instalar softwares potencialmente maliciosos. Não temos conhecimento de nenhum cliente que tenha sido efetivamente afetado por esse ataque. Nós incentivamos os consumidores a só fazerem downloads de fontes confiáveis como a App Store,e terem atenção a quaisquer avisos quando forem fazer o download de apps. Os utilizadores empresariais que instalam apps personalizados devem instalá-las através do site seguro da sua empresa.”

Este é aliás um conselho transversal a todas as plataformas: se só instalarmos software de fontes confiáveis, a probabilidade de “apanhar” vírus e outro malware é muito baixa.

É esperado que nos próximos dias a Apple resolva esta vulnerabilidade do iOS, o que provavelmente irá acontecer com o lançamento de um update.