Apple prepara processadores gráficos próprios já no próximo ano

A Imagination Technologies, empresa britânica responsável pelo processadores gráficos (GPU) dos iPhones e iPads devido ao seu licenciamento, informou que a Apple irá deixar de utilizar os seus componentes dentro de 15 a 24 meses.

Apesar de não estar explícito, pode entender-se que provavelmente será a própria Apple a desenvolver os seus próprios GPU’s, quem sabe já para o iPhone de 2018

Ainda, no comunicado, a Imagination diz que a Apple dificilmente conseguirá desenvolver GPU’s do zero sem infringir alguma patente deles ou usar informação privilegiada. É natural que a empresa britânica tenha ficado um pouco chateada com esta decisão da Apple, pois metade da sua faturação vem de Cupertino, tanto que as suas ações na bolsa fecharam ontem a cair 70%!

No mês passado publicámos um artigo onde mencionávamos uma novidade nos processadores da Imagination Technologies que possibilitava o 4K e realidade virtual, pelo que imagino que isso agora ficará sem efeito em termos de interesse para a Apple.