iOS 8.4 e  Music chegam hoje: tudo o que precisa de saber

Hoje às 16 horas, o iOS 8.4 será lançado para o público em geral e traz grandes novidades, nomeadamente na aplicação Música

Para começar, esta app vai ter o design totalmente renovado, sendo uma mistura do antigo aplicativo de músicas com o ‘’Beats Music for iOS’’, e é claro, com um design à Jony Ive.

Antigo ''Reproduzindo agora''
''Reproduzindo agora'' redesenhado no iOS 8.4

Também o ‘’Reproduzindo agora’’ foi redesenhado, agora com um design muito mais clean. Temos um novo ‘’mini-player’’ que nos acompanha em todas as abas. Para abrir o ’’Reproduzindo agora’’ basta clicar neste ‘’mini-player’’. 

Podemos agora ver o que vem ‘’A seguir’’, podendo alterar assim também a ordem das músicas que irão tocar de seguida.

Uma boa novidade, para quem gosta de personalizar playlists, é que agora será possível adicionar uma foto do rolo da câmara ou tirar uma nova e adicioná-la como capa da playlist.

É também possível procurar em qualquer lugar na aplicação de músicas, basta clicar na ‘’lupa’’ que se encontra no topo em qualquer umas das novas abas.

São nos apresentadas 5 novas secções, ‘’Para ti’’, ‘’Novo’’, ‘’Radio’’, ‘’Connect’’ e ’’Minha Música’’.

 

Para ti

Aqui a Apple terá um conjunto de especialistas que analisa o gosto musical do ouvinte, utilizando uma função do Beats Music, que irá apresentar sugestões de músicas, álbuns, playlists de acordo com o que o utilizador gosta. Os especialistas terão em conta as compras recentes na iTunes Store e na música recentemente ouvida.

 

Novo

Esta é a zona onde a Apple vai apresentar os álbuns, musicas e artistas que estão nos TOPs. Não sei ser muita gente irá usar esta função, uma vez que ouvimos musica conforme os nossos gostos e não conforme o que está no TOP mas deverá ser um ótimo local para publicidade da Apple.

 

 

 

 

Radio

Em Rádio a Apple apresenta a sua estação de radio 24/7, Beats One, que contará com transmissões ao vivo de Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A emissão será ao vivo durante os dias da semana e ao fim de semana contará com eventos e outro género de conteúdo, também ele transmitido ao vivo.

 

 

 

 

 

Connect

O novo serviço ‘’Connect’’ é um gênero de rede social para artistas. Aqui os artistas, como o Pharrell Williams, ou até aqueles que não têm contrato com gravadoras, irão poder partilhas fotos, videos, letras de músicas e comentários. Os artistas irão ter, assim, uma maior interação com o público, o que não seria possível se eles apenas utilizassem os seus websites.

 

 

 

 

 

Minha Música

Esta é a secção que já todos conhecemos e onde temos a nossa biblioteca de musicas. O novo diferencial desta aba é que agora para além de podermos ter a musica que fazemos o download e guardamos no computador, também iremos poder ter as músicas que constam no catálogo do Apple Music, guardadas em Playlists offline para ouvirmos em qualquer lugar.

Os preços do Apple Musica em Portugal ainda não foram divulgados, mas na versão beta 4 do iOS 8.4 aparece-nos os seguintes preços:

Pelo que parece o preço do Apple Music, 6,99€, irá ser idêntico ao do Spotify Premium.  Pessoalmente estou a pensar em subscrever ao Apple Music para ver como será. Atualmente utilizo o Meo Music que por ter o plano da Meo Unlimited L, é gratuito e estou contente com o serviço mas vamos ver como é que o Apple Music se irá sair.

O serviço será multiplataforma, compatível inclusivé com Android (chegará no outono) e Windows. 

O Apple Music tem tudo para ser um êxito, pelo menos lá fora. Cá em Portugal, veremos mas a verdade é que se há alguém capaz de fazer com que o pagamento para ouvir músicas se torne definitivamente mainstream, esse alguém é a Apple.

Estas são as principais novidades da app Música no iOS 8.4, que já traz o Apple Music. Outra novidade não tão comentada, é o facto de agora os audiolivros já não se encontram na aplicação Música, mas sim no iBooks.

O update para o iOS 8.4, assim como o Apple Music, irão estar disponíveis para download às 16:00 de hoje, sendo que a Beats One vai iniciar as suas transmissões uma hora mais tarde, com o ex-DJ da BBC, Zane Lowe. Esperemos apenas que os servidores da Apple não fiquem demasiado ocupados, impedindo assim com que os dispositivos não possam ser atualizados a tempo para ouvir o inicio da rádio da Apple.

Deixo-vos aqui 2 videos promocionais do Apple Music que a Apple nos mostrou na WWDC 2015:

Music needed a home . . . so we built it one.

Worldwide

O que acham deste ‘’Apple Music’’? Gostaram da novidade? Vão subscrever? Deixem os vossos comentários abaixo.