Apple explica suposto “falhanço” do Face ID na demo durante o evento

Quem assistiu ao evento especial da Apple certamente se recorda do momento embaraçoso em que, numa tentativa de demonstrar o Face ID em ação, Craig Federighi não conseguiu desbloquear o iPhone X, sendo que este lhe pediu de imediato para inserir a senha de dígitos e que recordamos aqui: 

Confesso que a minha primeira reação quando vi isto a acontecer foi de estranheza, uma vez que o iPhone estava a pedir a senha logo após apenas uma tentativa de desbloqueio com o Face ID. Atualmente, com o Touch ID são necessárias 5 tentativas falhadas para termos que inserir o código numérico, conforme a imagem em baixo que retirei do meu iPhone:

IMG_1743.PNG

Touch ID

Mensagem de erro quando a autenticação via Touch ID falha 5 ou mais vezes

Mesmo assim, como toda a gente, acreditei que tinha sido um bug do Face ID e que a Apple tinha-se saído muito mal nesta demo.

Porém, em declaração ao Yahoo, a Apple explicou porque é que isto aconteceu dizendo que não se tratou de um erro do Face ID e a verdade é que a justificação faz todo o sentido: 

Houve pessoas a manusear este dispositivo para a demonstração antes do tempo e não se aperceberam que o Face ID tentou autenticar com as suas faces. Depois de falhar uma série de vez, uma vez que elas não eram o Craig, o iPhone fez o que foi feito para fazer, que foi pedir a passcode.
— Representante da Apple

Ou seja, o Face ID mantém a mesma lógica do Touch ID - se alguém que não está autorizado tentar autenticar-se, o método biométrico de autenticação fica desativado até que seja inserida a senha manualmente. Quando Craig pegou nesse iPhone, ele já estava com o Face ID desativado devido às tentativas de autenticação antes do evento.

Claro que isto não apaga o momento embaraçoso e claro que a Apple tinha que ter mais cuidado na preparação do evento mas parece mesmo que o Face ID não falhou, pelo menos a justificação é perfeitamente plausível e fácil de reproduzir. Porém, o que fica é sempre a primeira impressão e a Apple vai ter que se esforçar mais para melhorar a débil reputação do Face ID após este evento.