Apple anuncia coluna inteligente HomePod com Siri incorporada

Depois de muitos rumores, eis que finalmente podemos espreitar de forma oficial a coluna inteligente que a Apple está a preparar para lançar no fim do ano - o HomePod.

Com um nome discutível, o HomePod reúne, segundo a Apple, o melhor de dois mundos: som de qualidade com inteligência artificial (via Siri). O design lembra um Mac Pro mais “gordinho”, com 17,2cm de altura por 14,2cm de largura e com o peso nos 2,5Kg. Porém, encontra-se revestido em tecido e equipado com 7 tweters na zona inferior do dispositivo que distribuem o som em 360 graus. O subwoofer está localizado na parte superior do dispositivo. A isto alia-se a capacidade que a coluna tem de perceber onde está posicionada na divisão da casa (distância das paredes, por exemplo) por forma otimizar o som. E sim, podemos “emparelhar” dois HomePods para ter um verdadeiro som estéreo.

Além disto, o HomePod tem ainda seis microfones multidirecionais que permitem à Siri ser invocada a partir de qualquer canto da divisão. A Siri neste dispositivo é mais virada para a música mas também permite tanto as perguntas tradicionais, como configurar temporizadores, ler mensagens, etc., como também controlar os acessórios inteligentes que tenhamos em casa, uma vez que tem suporte ao HomeKit. Tudo isto processado com o A8 da Apple, o chip que equipava os iPhones 6.

O HomePod estará disponível em duas cores - branco e preto - e custará $US349, com a previsão de lançamento em dezembro apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Para já, não há previsão para a sua chegada a Portugal.

Este é o vídeo de apresentação do HomePod: