Apple anuncia as novidades que irão estar presentes no iOS 11.3 (atualizado 1x)

Novidades iOS 11.3.jpg

(atualização no fim do artigo)

Num movimento estratégico de comunicação pouco habitual, a Apple emitiu no seu site um comunicado de imprensa onde detalha grande parte das novidades que irão estar presentes na próxima atualização do iOS 11.

Conforme explica a Maçã, o iOS 11.3 trará uma nova versão do ARKit que permitirá aos os programadores de apps de realidade aumentada incorporar nas suas aplicações o mapeamento de superfícies verticais, como paredes e portas, e superfícies com formas irregulares, como mesas redondas. A resolução destes objetos virtuais, no mundo real, terá uma melhoria de 50% e o suporte ao auto-focus também chegará nesta nova versão.

ARKit 1.5 pode tornar pósters, cartazes e outros numa experiência de Realidade Aumentada interativa.

Os famosos Animoji do iPhone X também serão atualizados com os novos “personagens” leão, urso, dragão e caveira, conforme ilustrado no vídeo em baixo.

A app Mensagens ganhará uma nova funcionalidade que permitirá facilitar a comunicação entre os clientes e as empresas, sendo possível tirar dúvidas, fazer um agendamento ou compras usando o Apple Pay dentro do Mensagens. Numa primeira fase, algumas das empresas “compatíveis” são - focadas nos Estados Unidos - a Discover, Hilton, Lowe’s e Wells Fargo.

Como prometido pela Apple, depois da polémica das baterias e redução de performance em alguns iPhones, o iOS 11.3 irá adicionar novas funcionalidades que permitirão mostrar ao utilizador a saúde da bateria do seu equipamento e informar se a bateria precisa de assistência especializada. Além disso, também teremos acesso a ver se a funcionalidade - introduzida de forma invisível no iOS 10.2.1 - que gere a performance máxima do dispositivo, por forma a evitar o tal encerramento inesperado, está ligada ou não e a termos controlo sobre a mesma, tal como prometido recentemente por Tim Cook.

A app Saúde irá agora comunicar diretamente com os Hospitais e Clínicas com parceria com a Apple e mostrar o histórico médico do paciente, podendo inclusivamente enviar notificações, por exemplo, quando as análises estão prontas, tudo de forma encriptada e protegida por senha.

Além destas novidades, a Apple anunciou ainda que:

  • O Apple Music será em breve o lugar para ver vídeos de música, podendo os utilizadores visualizarem por stream todos os vídeos de música que quiserem sem serem interrompidos por anúncios. 
  • Será mais fácil manter-se atualizado sobre os vídeos mais importantes do dia no app Apple News com um novo “Grupo de Vídeos” em “For You”, e melhorias na secção “Top Stories”.
  • A autenticação do software HomeKit é uma nova maneira para os programadores adicionarem suporte para HomeKit aos acessórios existentes enquanto protegem a privacidade e a segurança.
  • Suporte a Localização Avançada de Móvel para enviar automaticamente a localização atual de um utilizador ao fazer uma chamada para serviços de emergência, em países onde esta funcionalidade é suportada.

O iOS 11.3 chega esta primavera ao público em geral mas já está disponível para os programadores.

Atualização #1

Afinal parece que a Apple não revelou tudo o que o iOS 11.3 trará para os utilizadores, no comunicado de imprensa divulgado ontem. Bastou apenas os programadores porém as mãos na versão beta que, horas depois, começaram a surgir mais novidades.

  • AirPlay 2, que permite enviar o mesmo conteúdo de um iDevice para dois ou mais dispositivos Apple - compatíveis com AirPlay - em simultâneo;
  • A app iBooks foi renomeada para Books;
  • No menu "atualizações" da App Store agora aparece a informação da versão disponível, assim como o tamanho do download;
  • Mensagens no iCloud, prometido na WWDC 2017 para o iOS 11, parece que será desta que chega ao iOS e macOS;
  • A Apple deixará mais claro no processo de compra ou instalação de apps com o iPhone X que é necessário pressionar no botão lateral;
  • No tvOS 11.3, a Apple TV de quarta geração também irá ajustar automaticamente da taxa de frames, assim como na Apple TV 4K;