Appetecível da semana: acelere o seu Mac com o Memory Clean 2

Não há dúvida que os Macs são ótimas ferramentas de trabalho, uma vez que são bastante rápidos e aguentam muito bem praticamente tudo o que queremos fazer. Porém, e tal como todos os computadores, os Macs tendem a ficar lentos, em grande parte porque a memória RAM, ao longo de algum tempo de utilização, começa a ser escassa.

A aplicação destacada no Appetecível desta semana espera resolver este problema: o Memory Clean 2 é um utilitário simples e gratuito para Mac que permite um controlo mais eficaz da memória RAM da sua máquina.

A aplicação funciona na barra de ferramentas do seu Mac: lá aparecerá um ícone ou com a percentagem de memória RAM livre ou com os megabytes livres — cabe ao utilizador escolher.

Clicando nesse ícone, é possível saber em detalhe para onde a nossa memória RAM está a ir, permitindo inclusivamente saber quais as aplicações que estão a consumir mais memória — no meu caso, o ícone do Google Chrome está lá sempre.

Mas a melhor funcionalidade deste utilitário é sem dúvida a limpeza automática de memória. O Memory Clean 2 é capaz de detetar quando o computador está com falta de memória e efetua automaticamente uma limpeza de memória RAM, para que o computador se torne muito mais rápido. Para além disso, por defeito a aplicação limpa a memória de 2 em 2 minutos, mesmo que o computador não esteja com falta dela.

A memória “limpa” é a memória que é mantida em cache, algo que os Macs, por defeito, guardam em grandes quantidades. Limpando a memória em cache, muitas vezes desnecessária, é libertada imensa memória, e os programas têm mais espaço para correr.

A app está disponível gratuitamente na Mac App Store e há também uma compra in-app por €4,99 que desbloqueia a possibilidade de fazer um scan mais profundo, permitindo a libertação de mais memória RAM de uma só vez. É um must-have em qualquer Mac!

MEMORY CLEAN 2
OS X

Preço: Gratuito (compra in-app por €4.99 disponível)
Avaliação App Store: 4,5/5
Avaliação Kioske da Maçã: 4/5

Gostaste deste artigo? Então apoia o Kioske! Visita a secção “Sobre nós” e sabe como.