Adoção do iPhone 6 superior ao 5s e anteriores, iOS 8 perde para o iOS 7

A empresa de análise Fiksu revelou alguns dados da adoção do iPhone 6 e 6 Plus relativamente aos anteriores iPhones, assim como do sistema operativo iOS 8.

O gráfico acima mostra que o iPhone 6, em termos de percentagem de uso, tem uma adoção perto dos 4%, que é superior à soma dos iPhones 5s e 5c no ano passado na mesma altura, demonstrando assim enorme sucesso que este dispositivo está a ter. Já o iPhone 6 Plus mostra um trajeto ligeiramente superior ao do 5c.

Esta diferença entre os iPhones 6 poderá justificar-se pela maior demora na entrega de iPhones 6 Plus, já que em termos de vendas estão bastante equiparados.

Já o iOS 8 está a ter uma maior resistência de adoção do que iOS 6 e 7 tiveram. Por esta altura, o iOS 6 e 7 já teriam perto 60% de utilização em iDevices enquanto que o iOS 8 não chega aos 40%.

Isto pode dever-se a vários fatores, como por exemplo o espaço livre exigido em disco para o update OTA (over-the-air) mas vale a pena reforçar que se fizermos o update através do iTunes, não é necessário ter o espaço livre em conta.