Review: Bitcasa, a nuvem que não ocupa espaço no seu disco

image.jpg

Cada vez existem mais soluções de armazenamento na nuvem, onde serviços como Dropbox, Onedrive e Google Drive lideram. Apesar de serem serviços de excelente qualidade que permitem uma sincronização de ficheiros em vários dispositivos e de diferentes plataformas, têm também algumas desvantagens, tais como custo elevado para obtermos mais espaço, limite no tamanho do ficheiro a fazer o upload, etc.

Outra grande desvantagem (e para mim, a principal) é o facto dos ficheiros que estão nestas nuvens ocuparem espaço no disco rígido do computador em que o serviço está instalado. A única maneira de isso não acontecer é a de não instalar a aplicação de sincronização no computador e cada vez que precisarmos de aceder aos ficheiros, fazê-lo através de um browser, o que não é nada prático (é possível configurar alguns destes serviços como drive virtual mas estas ficam extremamente lentas, pelo que não recomendo).

É aqui que o Bitcasa entra. Este serviço, com uma tecnologia patenteada, permite que tenham uma nuvem no vosso computador sem que os ficheiros nela contidos ocupem espaço de disco (certamente que os donos de Macbooks Air já estarão a compreender a potencialidade deste serviço). Após instalarem a aplicação no vosso Mac ou PC, o software comporta-se como uma PEN ou um Disco Externo, armazenando os vossos ficheiros diretamente na nuvem do Bitcasa, não ocupando assim qualquer espaço de memória. Depois é só começarem a usufruir deste serviço que suporta qualquer tipo de ficheiro e (talvez) ao contrário do que seria de esperar de uma “drive virtual”, funciona muito bem, com bastante fluidez e rapidez tanto no upload (já que não há qualquer limite na velocidade e no tamanho do ficheiro) como no download.

image.jpg

Em termos de preços e capacidades disponíveis, este serviço também é uma agradável surpresa. Podemos utilizar gratuitamente 20GB de armazenamento, o que é superior ao que a maioria dos serviços de armazenamento na nuvem oferecem sem custo. Mesmo para quem precisa de mais espaço, podemos por apenas 8€/mês ou 79€/ano dispor de 1TB de armazenamento, o que é igualmente bastante competitivo.

image.jpg

No entanto, não são só vantagens como certamente já perceberam. Para poder utilizar e ter acesso aos vossos arquivos, é necessário terem uma ligação à internet ativa e se tiverem a pensar em fazer upload massivo de informação (várias dezenas de GB), é bom que esta seja bastante rápida. Esta restrição é um contra claro perante os outros serviços mencionados no início deste artigo já que estes guardam cópia de toda a informação no disco. Enfim, não se pode ter tudo!

Resumindo, é um serviço muito interessante que merece o vosso tempo para testá-lo e tirarem as vossas próprias conclusões. Estes são os pontos que deverão ter em conta antes de experimentá-lo:

PRÓS

- Tecnologia que permite ao serviço não ocupar espaço no vosso disco após fazerem o upload dos vossos ficheiros;

- Facilidade e simplicidade do seu funcionamento;

- Desempenho no download e upload, sem restrições de tamanho e velocidade;

- Excelente relação GB/preço

CONTRAS

- Depende da internet para funcionar, só assim conseguem aceder aos vossos ficheiros

Deixo-vos um video da entrevista do CEO e fundador do serviço Bitcasa, Tony Gauda, ao canal do Youtube TechCrunch:

Se usam ou já usaram este serviço, partilhem o vosso feedback em baixo nos comentários!