Jornal New York Times publica informações sobre a Universidade Apple

A Universidade Apple (Apple University) consiste num programa de treino interno da empresa que tem como objetivo ensinar a “cultura Apple” aos seus empregados. Desde que Joel Podolny, um conceituado reitor da Escola de Negócios da Universidade de Yale, pegou neste projeto as informações sobre esta Universidade são muito escassas.

No entanto, o New York Times (NYT) publicou agora algumas informações muito interessantes sobres esta Universidade e alguns dos seus cursos. Estes variam bastante e abrangem Case Studies de decisões estratégicas da Apple e aulas de como comunicar dentro da empresa. Numa dessas aulas de “Communicating at Apple” é abordado a obra Bull, que consiste numa série de 11 litografias de um touro criado por Picasso durante 1 mês.

Como podemos ver pela imagem, esta obra começou por ser um touro com muito detalhe e ao longo das iterações o detalhe diminui, apesar de ser sempre possível identificar um touro na imagem. Este exemplo é claramente aplicável, por exemplo, ao rato da Apple e a sua evolução.

O NYT fala ainda de um curso designado de “What Makes Apple, Apple” em que um dos empregados contou que o instrutor comparou o comando da Google TV, que tem 78 botões, com o da Apple TV, que tem apenas 3, explicando como os designers da empresa chegaram à conclusão de que apenas aqueles botões eram precisos para o produto.

Por último, é ainda mencionado o curso “The Best Things” em que é recordado aos empregados para estar rodeados das melhores coisas, tais como colegas com talento e produtos de qualidade para poder fazer um ótimo trabalho.