O iOS 8 agora coloca atalhos de Apps no ecrã de bloqueio com base na sua localização

Uma das novidades do iOS 8 e que poderá dar muito jeito é o facto de, com base na nossa localização, aparecerem ícones de Apps no ecrã de bloqueio, mesmo que não tenhamos essa App instalada.

Este sistema funciona com localização GPS, pelo que não necessitamos de estar ligados a qualquer rede Wi-Fi, nem tem nada a ver com a recente tecnologia da Apple iBeacon.

Segue um vídeo que demonstra como funciona esta novidade:

Por exemplo, se formos ao Starbucks, a um Banco ou uma Estação de Comboio, ou tivermos lá por perto, quando tiramos o iPhone do bolso, deverá aparecer um ícone no ecrã de bloqueio do Starbucks/Banco/Estação no canto inferior esquerdo, desde que a empresa tenha uma App disponível na App Store. Bastará deslizar para cima o ecrã para abrir a App. Se não tivermos a App instalada, abrir-se-á a App Store pedindo que instalemos a App.

Apesar de não estar disponível na App Store portuguesa nem haver ainda em Portugal, o mesmo acontece se nos aproximarmos de uma Apple Retail Store, uma vez que estas têm uma App própria.

Ficam aqui mais alguns exemplos desta funcionalidade.

Existe nas definições de privacidade do iOS 8 uma opção específica para isto, que podemos ativar ou desativar, até porque se for necessário usar a tempo inteiro a localização GPS, a bateria irá desaparecer num instante.

Teremos que aguardar mais algum tempo até percebermos como exatamente esta funcionalidade… funciona!