Airplay do iOS 8 funciona sem redes Wi-Fi

Atualmente com o iOS 7, podemos espelhar o nosso iDevice para a Apple TV desde que ambos estejam na mesma rede Wi-Fi. Agora, com o iOS 8 isso já não é necessário!

O novo sistema operativo da Apple para iPhones/iPads e iPod Touch permite enviar o conteúdo diretamente para a Apple TV sem ser necessário qualquer configuração de rede. Esta nota foi avançada pelo AppleInsider, acrescentado que esta nova funcionalidade peer-to-peer irá estar disponível quando o iOS 8 for lançado ao público, no outono.

Esta é uma excelente notícia, pois assim poderemos, por exemplo, numa reunião em que tivermos que fazer uma apresentação, levar a Apple TV, ligá-la ao projeto e espelhar o que queremos do nosso iPhone/iPad sem qualquer configuração!

Sem ser muito clara como esta tecnologia irá funcionar, podemos no entanto supor que deverá ser algo semelhante ao AirDrop e ao Handoff, esta última uma novidade apresentada na WWDC 2014 e que permite retomar o que estávamos a fazer no iPhone, por exemplo, num Mac ou iPad, de forma muito simples.

O AirDrop/Handoff funciona detetando dispositivos por perto através de Bluetooth, para depois estabelecer uma ligação Wi-Fi direta e segura para transferência de informações entre dispositivos.