5 excelentes razões para comprar uma Apple TV

apple-tv.jpg

A Apple TV é muito mais que uma pequena caixa preta de 272 gramas. Dentro dela, encontra-se todo um novo mundo para ser descoberto, que por sinal é fantástico. É como dar esteroides à nossa TV da sala ou do quarto e integrá-la ao mesmo tempo os nossos iDevices* ou Macs**!

A principal razão para comprar uma Apple TV é muito simples e tem um nome: Airplay. Uma tecnologia incrível e que muitos tentam imitar.

No entanto, vou-vos dizer em seguida as 5 razões que me levaram a comprar uma Apple TV, tendo em conta que quando a comprei, já era utilizador Apple (Mac, iPhone e iPad):

 

1. Jogos do iPad/iPhone/iPod na TV

Quem gosta de jogar no seu iDevice, certamente que vai adorar esta funcionalidade. Com o Airplay, podemos jogar os nossos jogos favoritos do iOS ou OS X na TV, usando, no caso do iOS, o iDevice como comando. É como ter uma consola mas portátil e sem fios. Sim! O Airplay funciona sem fios! Apenas precisamos de ligar a Apple TV à nossa TV com um cabo HDMI e no iDevice ligar o Airplay (o ícone assinalado na figura ao lado e que representa o Airplay aparece no nosso iDevice sempre que estejamos numa rede Wi-Fi que tenha uma Apple TV conectada). Imediatamente a Apple TV liga-se e começamos a visualizar o ecrã do iDevice na TV com uma qualidade impressionante. Abrimos o jogo e... já está! Ideal, por exemplo, para jogos de carros em que utilizamos o acelerómetro do iDevice para fazer de volante.

 

2. Mostrar conteúdos aos amigos/família

Acontece-me frequentemente quando estou em casa a ver algum site ou uma app, querer mostrar o seu conteúdo a um ou vários familiares/amigos. Com o Airplay, posso mostrar diretamente esse conteúdo, seja pelo Mac ou pelo iDevice, num ecrã maior como o da TV, sem que eles tenham que se levantar do sofá. Fotos, vídeos, apps, internet, o céu é o limite. Podemos colocar todo e qualquer conteúdo do nosso dispositivo numa TV!

 

3. Ver filmes a partir do nosso Mac ou iDevice na TV

Esta é a principal finalidade para a qual uso a Apple TV. Todos os sábados à noite, é noite de cinema aqui em casa. O que normalmente faço é escolher no Mac o filme que quero ver, baixá-lo, arranjar legendas e com a app VLC vejo o filme! Esta é uma das apps que, entre outras funcionalidades, integra legendas nos filmes. Basta abrir o filme com o VLC que, assim que começa, faço Airplay para a Apple TV, disfrutando de uma bela sessão de cinema na TV da sala e com todo o conforto do sofá. Se tiverem um PC em vez dum Mac e tiverem um iDevice, podem também fazê-lo, já que a app VLC tem uma versão para iOS. Fazem o download da app na App Store e depois apenas têm que abrir o iTunes no vosso PC e passar o filme e as legendas para o vosso iDevice.

 

4. Serviços Apple TV

A Apple TV possui uma variedade de serviços apps nativas que tornam a nossa TV mais interessante e apelativa. Alguns desses serviços disponíveis em Portugal são:

  • Youtube – A Apple TV tem uma app nativa no sistema do Youtube, o que nos permite ver os vídeos diretamente na TV, mesmo que não tenhamos iDevices ou Mac. No entanto, se tivermos, podemos sempre fazer o espelhamento do vídeo do Youtube a partir destes.
  • Aluguer/Compra de Filmes – Podemos alugar ou comprar filmes diretamente na Apple TV. Os filmes ficam disponíveis em qualquer dispositivo com a mesma conta Apple que foi utilizada para a compra. No caso da Apple TV, a reprodução é feita em streaming, pelo que não temos que nos preocupar com espaço em disco.
  • Álbum de partilha de fotos – Se tivermos álbuns partilhados no iDevice, os mesmos são visíveis na Apple TV. Deste modo não precisamos de espelhar as fotos a partir de um dispositivo, podendo assim mostrá-las aos nossos amigos ou familiares diretamente na Apple TV.
  • Músicas compradas no iTunes ou disponíveis no iTunes Match – Se comprarmos músicas no iTunes ou tivermos uma assinatura iTunes Match, todas as músicas ficam disponíveis na Apple TV. A reprodução é feita por streaming, não ocupando espaço em disco.
  • Podcasts – Podemos aceder aos nossos Podcasts favoritos a partir da Apple TV. É só escolher e ouvir!

 

5. Preço da Apple TV

Em retrospectiva e analisando não só as funcionalidades faladas mas também o potencial de aplicações que tem na vida de qualquer pessoa, 99€ não é de todo um preço elevado a pagar por uma Apple TV. Na minha opinião, só o Airplay numa TV da sala já vale esse preço, sem contar com todos os serviços adicionais.

 

No entanto não nos enganemos: o Airplay não é perfeito. É como se fosse uma Lei de Murphy: nenhuma tecnologia sem cabo é tão boa como a mesma tecnologia com cabo.

Quando fazemos Airplay de conteúdo para uma Apple TV, há sempre um ligeiro atraso em relação à emissão original e poderá haver alguns “engasgos”, que dependem de vários fatores, sendo o principal a qualidade de recepção Wi-Fi em cada um dos dispositivos. No entanto, com os novos sistemas operativos da Apple OS X Yosemite e iOS 8, a serem lançados ao público no outono, deixamos de precisar de ter a Apple TV e o Mac/iDevice na mesma rede Wi-Fi, passando o espelhamento a ser feito diretamente entre dispositivos. Isto fará com que de certeza os “engasganços” e atrasos do espelhamento melhorem e muito.

Concluindo, a grande vantagem de ter uma Apple TV é podermos espelhar todo o nosso conteúdo, seja ele de um Mac ou iDevice, num ecrã maior, de uma maneira extremamente simples e fácil, sem a utilização de quaisquer fios. E não nos esqueçamos que tudo isto está disponível por apenas 99€.

Esta é a maravilha da Apple TV e esta é a vantagem de estar no ecossistema Apple: Integração total de dispositivos e sistemas.

 

*Dispositivos iOS compatíveis com Airplay: iPhone 4 (ou posterior), iPad, iPad mini, ou iPod touch (4ª geração ou posterior), todos com iOS 4.2 ou posterior

**Macs compatíveis com Airplay: iMac (meados de 2011 ou posterior), Mac mini (meados de 2011 ou posterior), MacBook Air (meados de 2011 ou posterior), MacBook Pro (início de 2011 ou posterior), todos com OS X Mountain Lion ou posterior